Mulher da ciência 2012
A Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO – European Molecular Biology Organization) e a Federação de Sociedades Europeias de Bioquímica anunciaram a investigadora suíça Susan Gasser, diretora do Instituto Friedrich Miescher para a Investigação Biomédica, como vencedora do FEBS/EMBO Women in Science Award em 2012.
De acordo com o Ciência Hoje, o galardão destaca o trabalho que tem vindo a desenvolver em epigenética e estabilidade do genoma, assim como o compromisso que tem assumido em orientar mulheres nas suas carreiras científicas.
O prémio FEBS/EMBO Women in Science Award destina-se a reconhecer a investigação excecional de uma cientista, nos últimos cinco anos, na área de biologia molecular.
O laboratório de Gasser debruça-se em dois tópicos de grande importância para a saúde humana: a manutenção da estabilidade do genoma através da regeneração do DNA e o papel da herança epigenética durante a diferenciação do tecido.
A equipa da investigadora suíça estuda como uma célula e o ambiente afetam o código epigenético em diferentes organismos. As implicações deste trabalho são vastas e de longo alcance para doenças humanas, mas especialmente para o cancro.
17 Fevereiro 2012
Atualidade