Ensaios clínicos: Portugal é o menos atrativo da Europa

Segundo a Agência Lusa, Portugal é o país europeu “menos atrativo” para a realização de ensaios clínicos, dá conta um estudo da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma).

O estudo divulgado na apresentação da Plataforma Nacional de Ensaios Clínicos constatou que Portugal perdeu potencial de investigação face a países como a Bélgica, República Checa e Áustria.

De forma a quantificar potencial de investimento não utilizado por Portugal, um grupo de trabalho de investigação clínica da Apifarma realizou um estudo que contou com a participação de 16 empresas portuguesas, e envolveu 443 ensaios clínicos, que decorreram entre 2007 e 2011, tendo obtido resultados preliminares de 13 empresas.

As áreas mais penalizadas foram a neurologia, com menos 3,6 milhões de euros do que o previsto, a oncologia (três milhões de euros) e a cardiologia (mais de dois milhões de euros).

5 Abril 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO promove Reunião Conjunta

Nos dias 24 e 25 de outubro, o Vidago Palace Hotel recebeu a Reunião Conjunta dos Grupos Portugueses de Retina e Vítreo e Patologia Oncológica e Genética Ocular, organizada pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Ler mais 10 Novembro 2025
Atualidade

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade