Quase um terço dos portugueses sofre de conjuntivite alérgica

Imagem da notícia: Quase um terço dos portugueses sofre de conjuntivite alérgica

Aproximadamente um terço dos portugueses sofre de conjuntivite alérgica, uma inflamação que afeta em especial os jovens e surge sobretudo nesta altura do ano quando o nível de polinização aumenta.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, o aumento do nível de polinização que se tem verificado nos últimos dias leva a um aumento das queixas de sintomas alérgicos, nomeadamente a nível ocular, podendo também existir conjuntivite alérgica de carácter persistente, que está relacionada com os ácaros do pó da casa e os epitélios de animais domésticos.

A “conjuntivite alérgica é uma doença inflamatória da superfície ocular externa, muitas vezes recorrente, que se manifesta através de prurido e sensação de ardor nos olhos, lacrimejo, olhos vermelhos, fotofobia e edema (inchaço) da conjuntiva e das pálpebras”, de acordo com a SPO.

Pode revelar-se “uma situação extremamente incapacitante que dificulta bastante a vida do dia-a-dia das pessoas”. “A seguir à conjuntivite pode haver uma infeção, que pode originar lesões a nível da córnea e da superfície ocular”, disse, acrescentando que na maior parte dos casos não se torna numa “doença incapacitante, mas há situações que podem evoluir dessa forma”.

14 Maio 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
Mido 2020
`

Notícias relacionadas

Agosto em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de agosto de 2019.

Ler mais 2 Setembro 2019
Atualidade

OftalPro vai “a banhos”

A equipa da OftalPro deseja boas férias a todos os seus leitores e informa que a redação estará encerrada entre os dias 10 e 25 de agosto de 2019.

Ler mais 9 Agosto 2019
Atualidade