Quase um terço dos portugueses sofre de conjuntivite alérgica

Imagem da notícia: Quase um terço dos portugueses sofre de conjuntivite alérgica

Aproximadamente um terço dos portugueses sofre de conjuntivite alérgica, uma inflamação que afeta em especial os jovens e surge sobretudo nesta altura do ano quando o nível de polinização aumenta.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, o aumento do nível de polinização que se tem verificado nos últimos dias leva a um aumento das queixas de sintomas alérgicos, nomeadamente a nível ocular, podendo também existir conjuntivite alérgica de carácter persistente, que está relacionada com os ácaros do pó da casa e os epitélios de animais domésticos.

A “conjuntivite alérgica é uma doença inflamatória da superfície ocular externa, muitas vezes recorrente, que se manifesta através de prurido e sensação de ardor nos olhos, lacrimejo, olhos vermelhos, fotofobia e edema (inchaço) da conjuntiva e das pálpebras”, de acordo com a SPO.

Pode revelar-se “uma situação extremamente incapacitante que dificulta bastante a vida do dia-a-dia das pessoas”. “A seguir à conjuntivite pode haver uma infeção, que pode originar lesões a nível da córnea e da superfície ocular”, disse, acrescentando que na maior parte dos casos não se torna numa “doença incapacitante, mas há situações que podem evoluir dessa forma”.

14 Maio 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Novartis Portugal tem novo country president

Mourad Aboubakr é o novo presidente da Novartis Portugal. Há 15 anos na Novartis, Mourad tem uma vasta experiência no mercado farmacêutico, tendo assumido várias posições comerciais e na área de acesso a nível europeu e internacional, onde liderou equipas com culturas muito diversas.

Ler mais 24 Janeiro 2025
Atualidade

Francisco Ambrósio ganha Bolsa Charneco da Costa

Francisco Ambrósio, investigador coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra recebeu a Bolsa Charneco da Costa - Investigação Fundamental em Diabetologia, atribuída pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), no âmbito das Bolsas e Prémios SPD 2024.

Ler mais 22 Janeiro 2025
Atualidade

“As Quartas da SPO” voltam a 29 de janeiro

“As Quartas da SPO” sob o tema "Cirurgia de Catarata em Doente com Patologia Corneana", vai para o "ar" pelas 21h30, num webinar organizado pelo Grupo Português de Sup. Ocular, Córnea e Contactologia.

Ler mais 15 Janeiro 2025
Atualidade