Exame ocular simples pode detetar risco de AVC

Imagem da notícia: Exame ocular simples pode detetar risco de AVC

Uma equipa de investigadores da Universidade de Zurique, na Suíça, descobriu uma forma de detetar a estenose da artéria carótida, um fator de risco de acidente vascular cerebral (AVC), através de um exame simples aos olhos.

Trata-se de um  teste denominado amplitude de pulso ocular que pode ser efetuado por oftalmologistas e que se revela muito promissor. Os especialistas suíços recorreram a um dispositivo especial para calcular a amplitude de pulso ocular, medida através da diferença entre os dois níveis de pressão que existem dentro do olho durante as duas fases do batimento cardíaco, a pressão sistólica e diastólica.

De acordo com um estudo publicado na revista Ophthalmology da Academia Americana de Oftalmologia, entre os 67 casos estudados os pacientes com valores mais baixos de amplitude de pulso ocular apresentavam mais artérias bloqueadas.

Em comunicado, Pascal de Bruno Knecht, coordenador do estudo, sublinhou que os resultados “mostram que a amplitude de pulso ocular é um teste de triagem seguro e confiável para a estenose da artéria carótida”.

20 Junho 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
Mido 2020
`

Notícias relacionadas

Agosto em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de agosto de 2019.

Ler mais 2 Setembro 2019
Atualidade

OftalPro vai “a banhos”

A equipa da OftalPro deseja boas férias a todos os seus leitores e informa que a redação estará encerrada entre os dias 10 e 25 de agosto de 2019.

Ler mais 9 Agosto 2019
Atualidade