Exame ocular simples pode detetar risco de AVC

Imagem da notícia: Exame ocular simples pode detetar risco de AVC

Uma equipa de investigadores da Universidade de Zurique, na Suíça, descobriu uma forma de detetar a estenose da artéria carótida, um fator de risco de acidente vascular cerebral (AVC), através de um exame simples aos olhos.

Trata-se de um  teste denominado amplitude de pulso ocular que pode ser efetuado por oftalmologistas e que se revela muito promissor. Os especialistas suíços recorreram a um dispositivo especial para calcular a amplitude de pulso ocular, medida através da diferença entre os dois níveis de pressão que existem dentro do olho durante as duas fases do batimento cardíaco, a pressão sistólica e diastólica.

De acordo com um estudo publicado na revista Ophthalmology da Academia Americana de Oftalmologia, entre os 67 casos estudados os pacientes com valores mais baixos de amplitude de pulso ocular apresentavam mais artérias bloqueadas.

Em comunicado, Pascal de Bruno Knecht, coordenador do estudo, sublinhou que os resultados “mostram que a amplitude de pulso ocular é um teste de triagem seguro e confiável para a estenose da artéria carótida”.

20 Junho 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade