Dispositivo móvel deteta em menos de meia hora cancros com maior prevalência

Imagem da notícia: Dispositivo móvel deteta em menos de meia hora cancros com maior prevalência

A coordenadora do Biomark, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, Goreti Sales, foi distinguida pelo European Research Council com um prémio de um milhão de euros para o projeto, em desenvolvimento, de biossensores, autónomos e portáteis, de diagnóstico precoce do cancro.

Trata-se de um dispositivo de baixo custo, de resposta rápida, menos de meia hora, e com uma intervenção não invasiva, já que para o teste basta um pouco de sangue, urina ou saliva, através dos quais o biossensor deteta a presença de biomoléculas.

O objetivo da investigação é “fazer o diagnóstico precoce dos cancros com maior prevalência na Europa (mama, colo do útero e colo-retal), e talvez a nível mundial, sem sair do consultório”, explicou a investigadora em comunicado.

 

3 Outubro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA regressa às aulas com a MiYOSMART

O lançamento da campanha “Regresso às Aulas” vai estar presente nos canais nacionais de Portugal, CMTV e TVI. Durante o primeiro mês do ano letivo, MiYOSMART estará presente nos horários de maior audiência.

Ler mais 11 Setembro 2024
Atualidade

Partimos para umas breves férias

Este ano, colocamos uma pausa nas nossas publicações, para gozarmos umas curtas, mas merecidas férias. Voltamos na próxima semana, cheios de energia para preparar novos conteúdos para si.

Ler mais 12 Agosto 2024
Atualidade