Dispositivo móvel deteta em menos de meia hora cancros com maior prevalência

Imagem da notícia: Dispositivo móvel deteta em menos de meia hora cancros com maior prevalência

A coordenadora do Biomark, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, Goreti Sales, foi distinguida pelo European Research Council com um prémio de um milhão de euros para o projeto, em desenvolvimento, de biossensores, autónomos e portáteis, de diagnóstico precoce do cancro.

Trata-se de um dispositivo de baixo custo, de resposta rápida, menos de meia hora, e com uma intervenção não invasiva, já que para o teste basta um pouco de sangue, urina ou saliva, através dos quais o biossensor deteta a presença de biomoléculas.

O objetivo da investigação é “fazer o diagnóstico precoce dos cancros com maior prevalência na Europa (mama, colo do útero e colo-retal), e talvez a nível mundial, sem sair do consultório”, explicou a investigadora em comunicado.

 

3 Outubro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade