Medicamentos cardiovasculares custam mais de um milhão de euros por dia ao SNS

Imagem da notícia: Medicamentos cardiovasculares custam mais de um milhão de euros por dia ao SNS

“Em Portugal, o grupo dos medicamentos cardiovasculares é o que apresenta um maior nível de consumo e, em 2011, constitui 30 por cento dos encargos totais do SNS com medicamentos em meio ambulatório”. A informação é fornecida pela Infarmed Notícias, o jornal oficial do organismo.

O estudo elaborado pela Autoridade do Medicamento incidiu sobre o consumo de medicamentos cardiovasculares entre 2000 e 2011 e concluiu um “aumento significativo” do uso destes fármacos. Consequentemente verificou-se, no mesmo período, um acréscimo dos encargos do SNS com estes medicamentos comparticipados pelo estado.

A investigação fez a comparação entre os distritos portugueses, onde Évora e Portalegre revelaram o maior consumo por habitante. Analisou depois este consumo a nível internacional onde concluiu que, em Portugal, é mais elevada a utilização de um tipo de medicamentos cardiovasculares, com custo de tratamento superior.

De acordo com o artigo do Infarmed Notícias, só em 2011, o SNS gastou 395 milhões de euros com os medicamentos cardiovasculares em meio ambulatório.

15 Novembro 2012
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Consumo de drogas poderá causar deficiência visual

Gerardo Gleason, especialista mexicano em tecnologia para cirurgias oftalmológicas, alertou que “o consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira”, revela a Lusa.

Ler mais 21 Junho 2024
Atualidade

OftalPro completa 15 anos

A revista dirigida aos profissionais da oftalmologia alcança em 2024 o seu 15º aniversário. Nascida em 2009, a OftalPro publicou já 65 edições da sua revista, vincada pela aposta na publicação em papel, sem nunca descurar o contacto mais direto e imediato proporcionado pelas novas tecnologias que avançaram na sociedade desde a sua criação.

Ler mais 20 Junho 2024
Atualidade