“Vamos ser astronautas” na ajuda a crianças com paralisia cerebral

Imagem da notícia: “Vamos ser astronautas” na ajuda a crianças com paralisia cerebral

Baseando-se em tecnologia da NASA, uma instituição algarvia está a desenvolver um “fato de astronauta” que visa ajudar as crianças com paralisia cerebral.

A iniciativa é da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) de Faro e consiste na utilização de um fato originalmente usado por astronautas em voos espaciais e, posteriormente, utilizado na reabilitação de pessoas com paralisia cerebral.O fato ortopédico em causa foi desenvolvido por uma equipa de reabilitação do Brasil e batizado como “Pediasuit” e inspirou-se no impacto da ausência de gravidade nos astronautas ser semelhante às alterações neuromotoras nos pacientes com paralisia cerebral.

Em declarações à agência Lusa, uma das terapeutas da APPC de Faro, Cristina Sobral, disse que “o objetivo principal é criar uma unidade de suporte para alinhar o corpo o mais próximo possível do normal, restabelecendo o correto alinhamento postural”. A promotora do projeto, Graciete Campos, sublinha que a implementação desta iniciativa só vai ser possível graças a um prémio a que a instituição de candidatou, no valor de 50 mil euros, que foi atribuído por uma instituição bancária.

O valor em questão servirá para a formação dos técnicos da instituição e a aquisição de todo o material necessário à implementação do projeto.

14 Dezembro 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Fundação Gulbenkian e CUF fazem parceria

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, e o presidente da CUF, Salvador de Mello, firmaram recentemente um protocolo de colaboração através do qual pretendem aproveitar as sinergias existentes entre as áreas de atuação das duas instituições e promover o intercâmbio de conhecimentos, incentivar a cooperação e a investigação científica, estimular a formação de profissionais de saúde, apoiar iniciativas de elevado potencial e incentivar a publicação científica.

Ler mais 15 Outubro 2020
Atualidade

OrCam Read auxilia pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura

A OrCam Technologies juntou-se à Biblioteca Nacional de Portugal para auxiliar pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura. A parceria, que surgiu a propósito do Dia Mundial da Visão, pretende capacitar todos os leitores que frequentam a biblioteca com a disponibilização de um OrCam Read.

Ler mais 12 Outubro 2020
Atualidade