Pandas podem ser fulcrais na saúde

Imagem da notícia: Pandas podem ser fulcrais na saúde

Através de uma análise ao sangue do urso, descobriu-se uma substância que pode originar um antibiótico bastante poderoso. Este possível remédio tem a capacidade de eliminar fungos e bactérias prejudiciais para a saúde humana, abrindo possibilidades para a criação de novos fármacos.
O estudo é da Universidade Agrónoma de Nanjing, China. Os cientistas afirmam que está aberto um novo caminho para a criação de anti bacteriológicos poderosos. A Cathelicidin-AM, a substância, revela uma “capacidade antimicrobiana contra uma panóplia de microrganismos, incluindo bactérias e fungos”, segundo Xiuwen Yan, líder da investigação. A universidade concluiu que, como se trata de um animal selvagem, este composto é ativado no tratamento de infeções. O objetivo é implementar este mecanismo de defesa no ser-humano. Segundo o ‘site’ da WWF, ONG que zela os direitos dos animais, em 2004 havia 1600 pandas gigantes na natureza, que o torna um dos animais em vias de extinção. Como o processo implica uma recolha de sangue, Yan explica que o processo é bastante complicado e se desenvolverá em laboratório, na produção do composto por via artificial. Afirma também que é necessário uma nova substância, o peptídeo, para concluir a investigação. Os cientistas acreditam que, no futuro, se possa encontrar mais substâncias idênticas, tanto em pandas como noutros animais.

15 Janeiro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade

Dezembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de dezembro de 2020.

Ler mais 4 Janeiro 2021
Atualidade