Antibióticos podem deixar de ser eficazes

Imagem da notícia: Antibióticos podem deixar de ser eficazes

A Aliança Mundial Contra a Resistência aos Antibióticos (WAAR) detetou um “aumento drástico” da resistência aos medicamentos por “uso excessivo” de antibióticos e automedicação.

A eficácia dos antibióticos para prevenir infeções pode perder-se dentro de cinco anos devido ao seu uso excessivo e inadequado, alertaram peritos médicos. “Se a tendência continuar assim, estima-se que dentro de aproximadamente cinco anos faltarão tipos de medicamentos eficazes no mercado para tratamento de infeções”, afirma a Sociedade Espanhola de Medicina Intensiva, membro da WAAR, em comunicado.

Os “fracassos” de tratamentos com antibióticos já são reais e há um “número crescente” de infeções urinárias ou peritonite. No caso dos transplantes, os tempos de intervenção devem ser mais curtos para evitar infeções que possam degenerar na morte do paciente, refere.

Para a Associação, a solução passa pela prescrição de antibióticos, para pessoas e animais, que exige medidas “mais contundentes”.

22 Fevereiro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA regressa às aulas com a MiYOSMART

O lançamento da campanha “Regresso às Aulas” vai estar presente nos canais nacionais de Portugal, CMTV e TVI. Durante o primeiro mês do ano letivo, MiYOSMART estará presente nos horários de maior audiência.

Ler mais 11 Setembro 2024
Atualidade

Partimos para umas breves férias

Este ano, colocamos uma pausa nas nossas publicações, para gozarmos umas curtas, mas merecidas férias. Voltamos na próxima semana, cheios de energia para preparar novos conteúdos para si.

Ler mais 12 Agosto 2024
Atualidade