Projeto quer atacar dependências dos mais novos à Internet

Em desenvolvido, desde há cerca de um ano, numa dezena de escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo, o projeto de formação de educadores sobre os perigos da utilização da Internet e o uso de forma adequada das novas tecnologias, tem agora como objetivo tornar-se nacional.
Da responsabilidade do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (CADIN), pretende, entre outros, dar resposta às dependências associadas à utilização da rede, quando esta se torna um “entrave à socialização” e provoca “alterações de ritmos de sono e vigília”, noticiou o Sapo, a partir da Lusa.
O psiquiatra Luís Patrício explicou que “não se trata de diabolizar estes meios de comunicação”, indicando que a prevenção deve ser feita “junto das crianças”.
O especialista considera que a questão da dependência e adição deve ser sempre vista e tratada em conjunto com a patologia mental. “Mesmo sendo uma dependência sem substância, é uma situação em que há um desejo de conseguir uma recompensa imediata e uma incapacidade de controlar esse comportamento”.
8 Março 2013
Atualidade