Medicamentos são falsificados em África

Imagem da notícia: Medicamentos são falsificados em África

A National Academy of Science (NAS) alerta que os índices de fármacos falsificados andam à volta da casa dos 50 pontos percentuais.

Segundo o ‘site’ Ciência Hoje, a falta de fiscalização na circulação de medicamentos e dos seus princípios ativos são apontadas como causas que levam a estas situações, principalmente em países em vias de desenvolvimento.

Os chamados ‘blockbusters’, medicamentos utilizados no tratamento de doenças como o cancro, alzheimer, disfunção erétil e malária, são os mais falsificados e atingem vendas na ordem dos setecentos milhões de euros por ano.

Vários países não consideram que determinada planta ou material biológico deva seguir o princípio ativo isolado, o que torna difícil a fiscalização.

A NAS alerta que estes fármacos são pouco eficazes no combate das doenças como também podem provocar graves efeitos secundários.

16 Abril 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Francisco Ambrósio ganha Bolsa Charneco da Costa

Francisco Ambrósio, investigador coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra recebeu a Bolsa Charneco da Costa - Investigação Fundamental em Diabetologia, atribuída pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), no âmbito das Bolsas e Prémios SPD 2024.

Ler mais 22 Janeiro 2025
Atualidade

“As Quartas da SPO” voltam a 29 de janeiro

“As Quartas da SPO” sob o tema "Cirurgia de Catarata em Doente com Patologia Corneana", vai para o "ar" pelas 21h30, num webinar organizado pelo Grupo Português de Sup. Ocular, Córnea e Contactologia.

Ler mais 15 Janeiro 2025
Atualidade

Revista do Ano. Os mais lidos em 2024

Damos as boas-vindas a 2025 com entusiasmo e expectativas renovadas. A OftalPro continua ao seu lado, comprometida em ser a sua principal fonte de conhecimento e inspiração no fascinante universo da oftalmologia.

Ler mais 2 Janeiro 2025
Atualidade