Cérebro pode manter-se saudável através do chocolate

Imagem da notícia: Cérebro pode manter-se saudável através do chocolate

Na investigação participaram 60 indivíduos, por volta da casa dos 73 anos, sem qualquer demência.

Durante um mês beberam diariamente duas chávenas de chá quente, submetendo-se depois a rastreios para medir o fluxo sanguíneo no cérebro para avaliar o acoplamento neurovascular.

Uma amostra de 18 participantes, no início do estudo, tinham estes níveis desregulados mas logo após a conclusão do teste ocorreu uma melhoria de 8,3 por cento em áreas associadas à memória de trabalho, o que pode significar que o cacau promove uma maior capacidade de raciocínio.

Quem tinha um fluxo sanguíneo considerado regulado não apresentou melhorias mas, para os investigadores, este estudo representa um importante passo para orientar futuras investigações relacionadas.

28 Agosto 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Fundação Gulbenkian e CUF fazem parceria

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, e o presidente da CUF, Salvador de Mello, firmaram recentemente um protocolo de colaboração através do qual pretendem aproveitar as sinergias existentes entre as áreas de atuação das duas instituições e promover o intercâmbio de conhecimentos, incentivar a cooperação e a investigação científica, estimular a formação de profissionais de saúde, apoiar iniciativas de elevado potencial e incentivar a publicação científica.

Ler mais 15 Outubro 2020
Atualidade

OrCam Read auxilia pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura

A OrCam Technologies juntou-se à Biblioteca Nacional de Portugal para auxiliar pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura. A parceria, que surgiu a propósito do Dia Mundial da Visão, pretende capacitar todos os leitores que frequentam a biblioteca com a disponibilização de um OrCam Read.

Ler mais 12 Outubro 2020
Atualidade