Cérebro pode manter-se saudável através do chocolate

Imagem da notícia: Cérebro pode manter-se saudável através do chocolate

Na investigação participaram 60 indivíduos, por volta da casa dos 73 anos, sem qualquer demência.

Durante um mês beberam diariamente duas chávenas de chá quente, submetendo-se depois a rastreios para medir o fluxo sanguíneo no cérebro para avaliar o acoplamento neurovascular.

Uma amostra de 18 participantes, no início do estudo, tinham estes níveis desregulados mas logo após a conclusão do teste ocorreu uma melhoria de 8,3 por cento em áreas associadas à memória de trabalho, o que pode significar que o cacau promove uma maior capacidade de raciocínio.

Quem tinha um fluxo sanguíneo considerado regulado não apresentou melhorias mas, para os investigadores, este estudo representa um importante passo para orientar futuras investigações relacionadas.

28 Agosto 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade