Cerca de 90% das lesões relacionadas com o desporto são evitáveis

Imagem da notícia: Cerca de 90% das lesões relacionadas com o desporto são evitáveis

A prática desportiva pode causar várias lesões no atleta com a prática. Os olhos são dos órgãos mais afetados por este tipo de problemas, cabendo ao desportista a responsabilidade de se precaver.

Os olhos representam um importante papel na prática desportiva, em parte por a grande maioria dos desportos assentar completamente na visão.

Assim, torna-se fundamental para o atleta proteger-se e evitar lesões desta natureza, principalmente por muitas vezes serem permanentes ou de reabilitação reduzida.

Segundo Vladimiro Hipólito, optometrista na Pax Óptica, a hifema é uma hemorragia intra-ocular que pode levar a problemas futuros graves como o glaucoma.

O traumatismo da íris pode levar a distorções da pupila e levar a uma incapacidade de focar imagens.

As lesões na retina podem levar a hemorragias e edemas e assim à baixa acuidade.

As fraturas orbitárias podem levar à distorção de imagens e diplopia, tratável em certos casos apenas com cirurgia.

Assim, é recomendável ao desportista que utilize protetores oculares como é o caso de óculos próprios para o efeito, leves mas resistentes com lentes em policarbonato, trivex e plutonite.

8 Outubro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

CCVO lança Eagle Eye Vison Drink

Entre os dias 18 e 20 de abril, a CCVO marcou presença no XXIV Congresso Nacional de Ortoptistas, onde lançou “um produto inédito”, o Eagle Eye Vision Drink, um suplemento alimentar que contribui para a melhoria do desempenho visual, prevenção e tratamento de degeneração macular em fase inicial.

Ler mais 24 Maio 2024
Atualidade

HOYA estreia-se na TV em Portugal

Pela primeira vez, a HOYA vai anunciar a MiYOSMART, lente para a gestão da miopia em crianças e adolescentes, na televisão portuguesa, nos canais CMTV e TVI.

Ler mais 23 Maio 2024
AtualidadeLentes e Equipamentos