Pouco mais de um milhão de portugueses sofrem de secura ocular

Imagem da notícia: Pouco mais de um milhão de portugueses sofrem de secura ocular

Como sintomas desta doença destacam-se o desconforto visual, como o ardor e dores, baixa visão, secura, desregulação do processo lacrimal entre outros problemas.

Muitas vezes este problema é mais frequente a quem está muito tempo à frente do ecrã do computador, mas também surge com oscilações ambientais, medicação e uso de lentes de contacto.

Segundo o Diário Digital, o problema agrava-se com o avanço da idade, particularmente nas mulheres com a menopausa, e com o desgaste causado por hábitos tabagísticos e alcoólicos.

A doença do olho seco não tem cura, mas pode ser tratada com a administração de lágrimas artificiais.

Em casos mais graves, pode levar a infeções.

 

9 Outubro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO promove Reunião Conjunta

Nos dias 24 e 25 de outubro, o Vidago Palace Hotel recebeu a Reunião Conjunta dos Grupos Portugueses de Retina e Vítreo e Patologia Oncológica e Genética Ocular, organizada pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Ler mais 10 Novembro 2025
Atualidade

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade