Gil Calvão-Santos em entrevista

Imagem da notícia: Gil Calvão-Santos em entrevista

Foi descoberta uma sexta camada no olho humano e os cientistas dizem que vai ajudar os oftalmologistas a tratar e a compreender várias doenças da córnea. A OftalPro conversou com alguns especialistas portugueses para saber mais sobre esta pesquisa.

OftalPro: O que tem a dizer sobre esta descoberta?

Gil Calvão-Santos: A anatomia é a ciência básica por excelência da cirurgia. Apenas conseguimos compreender o funcionamento dos nossos órgãos e a causa das doenças se conhecermos ao pormenor as estruturas. Como tal, todas as descobertas anatómicas são muito bem-vindas.

OF: Os investigadores afirmam que será revolucionário, na medida em que se conseguirá tratar de uma melhor forma os pacientes. Concorda?

GCS: Estes novos conhecimentos anatómicos podem contribuir para um melhor conhecimento da fisiopatologia de algumas doenças da córnea (como as distrofias, os descemetocelos e as hidrópsias). Na verdade, estes investigadores acreditam que o desenvolvimento de brechas nesta camada tem um papel preponderante na hidrópsia querática, entidade que ocorre quando o humor aquoso se acumula indevidamente na córnea, por exemplo nos doentes com queratocone. Por outro lado, esta descoberta pode levar à melhoria do prognóstico de doentes que se submetem a transplantes de córnea. A rigidez desta camada, composta maioritariamente por colagénio, pode ser cirurgicamente aproveitada de modo a poupar outras camadas que são mais propensas a romper durante o acto operatório, o que pode tornar a cirurgia mais segura.

Saiba mais na OftalPro 23.

 

 

29 Novembro 2013
Entrevistas

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas