Portugal desenvolve tratamento inovador

Imagem da notícia: Portugal desenvolve tratamento inovador

Na Universidade do Minho está a ser estudado um novo tratamento de esclerose múltipla.

Os investigadores do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde ponderam acompanhar as alterações dos níveis da proteína lipocalina 2, cuja produção aumenta exponencialmente em pacientes com aquela doença, para desenvolver tratamentos.

A equipa considera mesmo que esta supervisão pode ajudar a qualificar a gravidade do estado da esclerose múltipla.

João Cerqueira, líder da equipa, explica que “ao medir a quantidade da proteína no líquido da espinal medula sabe-se com alguma segurança se o doente vai ter uma evolução mais ligeira ou agressiva da doença.

Isso pode permitir ajustar a terapêutica individualmente”.

Ainda a vitamina D, presente na exposição solar, beneficia o tratamento funcionando como hormona, que regula o sistema imunitário e ajuda ainda a prevenir outras doenças como o Alzheimer.

16 Dezembro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA regressa às aulas com a MiYOSMART

O lançamento da campanha “Regresso às Aulas” vai estar presente nos canais nacionais de Portugal, CMTV e TVI. Durante o primeiro mês do ano letivo, MiYOSMART estará presente nos horários de maior audiência.

Ler mais 11 Setembro 2024
Atualidade

Partimos para umas breves férias

Este ano, colocamos uma pausa nas nossas publicações, para gozarmos umas curtas, mas merecidas férias. Voltamos na próxima semana, cheios de energia para preparar novos conteúdos para si.

Ler mais 12 Agosto 2024
Atualidade