Piscar de olhos faz andar cadeira de rodas

Imagem da notícia: Piscar de olhos faz andar cadeira de rodas

Segundo escreve o P3, este dispositivo é inovador e adapta-se à capacidade de comunicação de cada utilizador. O projeto é português, fruto de uma parceria que envolve várias instituições científicas e de ensino superior, coordenada pelo Inesc-Tec (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores).

Esta cadeira de rodas destina-se a pessoas com paralisia cerebral, ou que tenham sofrido as consequências de um acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo. Os movimentos do dispositivo podem ser regulados por um ‘joystick’, mas também através de um ‘interface’ multimodal, que se adapta a cada um. É por isso que o sistema é capaz de responder a comandos de voz, movimentos de cabeça ou expressões faciais simples, como um piscar de olhos, que depois se combinam numa linguagem adequada ao seu utilizador.

O dispositivo está pronto e foi apresentado no final de janeiro, fruto de seis anos de trabalho no Inesc e de uma parceria alargada, que envolveu também as universidades de Aveiro e do Minho e a Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, bem como a Associação do Porto de Paralisia Cerebral, que foi o parceiro de testes da cadeira de rodas.

 

4 Fevereiro 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas