Como fazer um exame aos olhos a partir de casa

Imagem da notícia: Como fazer um exame aos olhos a partir de casa

Uma aplicação para smartphone, desenvolvida por investigadores da Universidade de Stanford na Califórnia, EUA, permite tirar fotografias ao olho para posteriormente serem analisadas por um especialista.

A tecnologia consegue captar os lados do olho através de adaptadores incorporados no aparelho, de tamanho reduzido, que possibilita o seu transporte dentro de um bolso.

Esta “prótese” é feita de materiais baratos, como plástico e luzes LED e lentes macro, que possibilitam captar imagens da retina.

Este método visa aumentar as opções de rastreio visual, que em muitos casos são inacessíveis à bolsa dos pacientes.

As fotos captadas são enviadas a um profissional da visão, que irá interpretá-las.

Desta forma, também se diminuirão as filas de espera e, assim, a triagem será mais rápida.

Os ‘smartphones’ têm capacidades técnicas de suportar as exigências desta tecnologia, segundo os investigadores, graças às câmaras de alta-resolução e à transferência de dados a grandes velocidades em praticamente qualquer lugar do mundo.

18 Março 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade