Como fazer um exame aos olhos a partir de casa

Imagem da notícia: Como fazer um exame aos olhos a partir de casa

Uma aplicação para smartphone, desenvolvida por investigadores da Universidade de Stanford na Califórnia, EUA, permite tirar fotografias ao olho para posteriormente serem analisadas por um especialista.

A tecnologia consegue captar os lados do olho através de adaptadores incorporados no aparelho, de tamanho reduzido, que possibilita o seu transporte dentro de um bolso.

Esta “prótese” é feita de materiais baratos, como plástico e luzes LED e lentes macro, que possibilitam captar imagens da retina.

Este método visa aumentar as opções de rastreio visual, que em muitos casos são inacessíveis à bolsa dos pacientes.

As fotos captadas são enviadas a um profissional da visão, que irá interpretá-las.

Desta forma, também se diminuirão as filas de espera e, assim, a triagem será mais rápida.

Os ‘smartphones’ têm capacidades técnicas de suportar as exigências desta tecnologia, segundo os investigadores, graças às câmaras de alta-resolução e à transferência de dados a grandes velocidades em praticamente qualquer lugar do mundo.

18 Março 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Leadership Online Series aponta a 3.ª sessão

A terceira sessão do evento acontece na próxima sexta-feira, 18 de junho e vai contar com a participação de Michael Brennan, Tamara Fountain, José Beniz, Maria Frazão e Wanjiku Mathenge.

Ler mais 16 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia

CIRP 2021 promove diálogo e entrega prémios

O CIRP 2021 – Reunião dos Grupos Portugueses de Cirurgia Implanto-Refrativa, Superfície Ocular, Córnea e Contactologia, decorreu no passado fim de semana (12 e 13 junho), em Albufeira.

Ler mais 15 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia