Exercício físico dá-lhe melhor visão

Imagem da notícia: Exercício físico dá-lhe melhor visão

Investigadores de Atlanta, Estados Unidos da América, publicaram recentemente um estudo que revela que exercício físico regular pode ajudar a manter uma boa visão.

Com o envelhecimento acompanha, irremediavelmente, a perda de acuidade visual.

No entanto, os cientistas da Universidade Emory e do Centro Médico de Veteranos de Atlanta, após observarem cientificamente animais, relevaram que o exercitar o corpo aumenta os níveis do chamado fator de crescimento, substâncias presentes no cérebro e corrente sanguínea.

Em especial incrementa o fator neurotrófico, responsável por manter o bem estar dos neurónios e, assim, preservar a saúde mental, com a qual os olhos estão relacionados.

Ainda, a própria retina também é estimulada com exercício físico regular, pois o fator neurotrófico também aqui exerce influência.

A teoria foi testada com ratos de laboratório saudáveis, no qual uma metade permaneceu durante duas semanas a exercitar-se numa roda típica para roedores diariamente e os outros em regime sedentário.

Ao fim deste tempo, dividiu-se em dois ambos os grupos, no qual uma metade ficava exposta a uma luz brilhante durante quatro horas, para imitar a perda visual em humanos, e o resto permaneceu numa jaula pouco iluminada.

Os animais voltaram às rotinas pré-estabelecidas mais duas semanas. Após este período, os investigadores analisaram o número de neurónios nos olhos dos animais.

Os que não fizeram exercício tinham uma grave degeneração da retina, sendo que 75 por cento tinha morrido.

Por outro lado, os ratos que correram retiveram mais de metade das funções da retina que os sedentários.

Os cientistas voltaram a repetir o teste com condições idênticas às do primeiro ensaio mas sem luzes ou caixas pouco iluminadas. Mais uma vez, as cobaias exercitadas tiveram melhor resposta da retina à luz.

Num terceiro teste, os cientistas injetaram um químico que impede o aumento de níveis do fator neurotrófico e deixaram os ratos correr. Desta vez, os resultados foram iguais aos dos ratos sedentários.

Assim, para além de os ratos não terem as mesmas características que o ser humano, é inegável que o exercício físico regular é benéfico para a saúde dos seres vivos e, desta forma, para a visão.

26 Março 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade

Dezembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de dezembro de 2020.

Ler mais 4 Janeiro 2021
Atualidade