Exercício físico dá-lhe melhor visão

Imagem da notícia: Exercício físico dá-lhe melhor visão

Investigadores de Atlanta, Estados Unidos da América, publicaram recentemente um estudo que revela que exercício físico regular pode ajudar a manter uma boa visão.

Com o envelhecimento acompanha, irremediavelmente, a perda de acuidade visual.

No entanto, os cientistas da Universidade Emory e do Centro Médico de Veteranos de Atlanta, após observarem cientificamente animais, relevaram que o exercitar o corpo aumenta os níveis do chamado fator de crescimento, substâncias presentes no cérebro e corrente sanguínea.

Em especial incrementa o fator neurotrófico, responsável por manter o bem estar dos neurónios e, assim, preservar a saúde mental, com a qual os olhos estão relacionados.

Ainda, a própria retina também é estimulada com exercício físico regular, pois o fator neurotrófico também aqui exerce influência.

A teoria foi testada com ratos de laboratório saudáveis, no qual uma metade permaneceu durante duas semanas a exercitar-se numa roda típica para roedores diariamente e os outros em regime sedentário.

Ao fim deste tempo, dividiu-se em dois ambos os grupos, no qual uma metade ficava exposta a uma luz brilhante durante quatro horas, para imitar a perda visual em humanos, e o resto permaneceu numa jaula pouco iluminada.

Os animais voltaram às rotinas pré-estabelecidas mais duas semanas. Após este período, os investigadores analisaram o número de neurónios nos olhos dos animais.

Os que não fizeram exercício tinham uma grave degeneração da retina, sendo que 75 por cento tinha morrido.

Por outro lado, os ratos que correram retiveram mais de metade das funções da retina que os sedentários.

Os cientistas voltaram a repetir o teste com condições idênticas às do primeiro ensaio mas sem luzes ou caixas pouco iluminadas. Mais uma vez, as cobaias exercitadas tiveram melhor resposta da retina à luz.

Num terceiro teste, os cientistas injetaram um químico que impede o aumento de níveis do fator neurotrófico e deixaram os ratos correr. Desta vez, os resultados foram iguais aos dos ratos sedentários.

Assim, para além de os ratos não terem as mesmas características que o ser humano, é inegável que o exercício físico regular é benéfico para a saúde dos seres vivos e, desta forma, para a visão.

26 Março 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade