Exame deteta problemas de visão dos mais novos
Médicos do projeto Eyes on you realizam exames de rastreio aos olhos de bebés com mais de seis meses, um procedimento que pode ser determinante para o tratamento de problemas deste foro.
Algumas doenças, como o estrabismo, podem ser detetadas por um especialista desde tenra idade, algo crucial para que a visão dos mais novos não fique comprometida de forma irreversível. Nesta lógica, especialistas do Hospital Oftalmológico de Lisboa vão às creches e outros centros de infância para fazer exames de rastreio às crianças, nas áreas do segmento anterior, pálpebras, córnea, acuidade visual, entre outras.
A iniciativa, denominada Eyes on you, é pioneira em Portugal, principalmente porque em muitas situações estes exames só ocorrem quando as crianças têm seis anos de idade.
Pedro Camacho, fundador do projeto, disse, em declarações à RTP, que diariamente contactam com algumas crianças com problemas que “podiam e deveriam ter sido detetados precocemente”. Comparado com o seguimento que é feito às crianças nacionalmente, para o rastreio de outras doenças mais gerais, o especialista aponta que na “saúde visual há uma grande lacuna”.
No Eyes on You, em cerca de um ano, já foram analisadas mais de 200 crianças, onde 35 por cento acusou problemas de visão. Cada exame custa 20 euros, valor que pode salvar a visão do seu bebé.
6 Maio 2014
Atualidade