Rastreio ao daltonismo percorre escolas portuguesas

Imagem da notícia: Rastreio ao daltonismo percorre escolas portuguesas

Um grupo de profissionais da visão está a realizar testes visuais a crianças de todo o país, para rastrear o daltonismo.

Cerca de 450 mil alunos serão avaliados com uma série de exames, como o teste de cores de Ishihara. Segundo a optometrista Melaine Quina, em declarações à RTP, “a maioria dos referenciados são rapazes”, principalmente “quando têm de identificar números escondidos entre os tons verdes”.

Até agora, os alunos de Vizela já foram abrangidos por este teste. Na aprendizagem, a cor é fundamental para orientar os mais pequenos nos exercícios, por isso, torna-se prioritário apurar estas dificuldades o mais rápido possível.

Miguel Neiva, criador do sistema de ColorAdd, conta ao mesmo órgão de comunicação que este teste é importante para “prevenir situações de vergonha, constrangimentos, e até ‘bullying'”, tanto dos colegas como dos próprios professores.

Para além do exame de rastreio, as crianças vão receber um kit ColorAdd, para se habituarem a este sistema universal no seu dia a dia.

7 Maio 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

FMUC lança projeto de literacia em saúde

“As vacinas e nós” é o tema de um projeto de literacia em saúde promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), com a colaboração do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 8 Agosto 2022
AtualidadeCuriosidade

Curso de Anatomia e Cirurgia de Órbita decorre em setembro

No próximo dia 23 de setembro realiza-se o curso pós-graduado de Anatomia e Cirurgia de Órbita – Hands-on Cadaver Dissection, na Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, em Lisboa. Este curso será organizado numa parceria entre a Unidade de Órbita do Hospital CUF Descobertas e o Departamento de Anatomia da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School/Faculty of Medical Sciences.

Ler mais 3 Agosto 2022
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia