Ensaio clínico europeu sobre úlceras na córnea

Imagem da notícia: Ensaio clínico europeu sobre úlceras na córnea

Uma biofarmacêutica italiana está a desenvolver um estudo clínico para apurar tratamentos para a úlcera da córnea, em pacientes com queratite neurotrófica.

Os resultados preliminares da primeira fase deste ensaio da Dompé, que abrangeu 39 centros clínicos de nove países europeus, entre eles Portugal, foram apresentados na Reunião Anual da ARVO – Association for Research in Vision and Ophthalmology, que decorreu de 4 a 8 de maio.

Foi revelado que o rhNGF, o fator recombinante de crescimento do nervo humano, isto é, uma proteína que estimula o crescimento e manutenção dos neurónios, está a ser bem tolerado pelos 18 doentes (sete homens e 11 mulheres), com queratite neutrotófica moderada ou grave, resultante da diabetes, infeções oculares provocadas por herpes, intervenções cirúrgicas, entre outras causas.

Todos os doentes que não responderam a tratamentos médicos atualmente disponíveis foram divididos em quatro grupos. No primeiro administrou-se um colírio, para utilização tópica, a uma dose de 10 microgramas por mililitro. No segundo, um veículo simples. O terceiro recebeu uma dose de 20 microgramas por mililitro, enquanto o quarto grupo foi administrado com um placebo. No final do tratamento, verificou-se uma melhoria notável em 11 doentes com doenças da córnea.

Verificou-se ainda uma resolução total dos problemas da córnea na maioria dos pacientes, com percentagens semelhantes nos dois grupos tratados com rhNGF a doses diferentes, bem como um aumento da sensibilidade da córnea em aproximadamente um em cada três doentes.

Com estes resultados, a equipa de investigadores pretende usar o rhNGF em medicamentos e tratamentos oftalmológicos.

9 Maio 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade