Oftalmologistas solidários!

Imagem da notícia: Oftalmologistas solidários!

São vários os oftalmologistas voluntários que já colaboraram uma ou mais vezes com o projeto “Visão Guiné”.

Luís Gonçalves, da Clínica Oftalmocenter de Guimarães, Rufino Silva e Dalila Coelho, do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, Dionísio Cortesão, do Hospital Infante D. Pedro de Aveiro, Susana Teixeira, do Hospital Fernando Fonseca da Amadora, Joel Henrique, do Hospital de Braga, Rosário Varandas, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, Miguel Amaro e Eunice Guerra, do Hospital Vila Franca de Xira, João Nobre Cardoso, do Hospital de Almada, Cristina Sousa, do Hospital de São João do Porto, Ricardo Amorim, do Hospital de Santa Maria de Lisboa, e Teresa Paínhas, do Hospital São Sebastião de Santa Maria da Feira.

De vários pontos do país, estes especialistas colocaram-se ao serviço daquelas pessoas. A cada nova missão, mais oftalmologistas se vão disponibilizando para formar as equipas. Para além dos oftalmologistas, as equipas do “Visão Guiné” incluem profissionais de outras áreas, em especial os elementos de enfermagem que, em conjunto, conseguiram arrancar sorrisos a inúmeros guineenses. Para assinalar cada uma das missões, Luís Gonçalves elaborou alguns livros fotográficos onde documenta cada uma das ações de forma absolutamente magistral.

Foi em 2011 que o projeto “Visão Guiné” passou da teoria à prática e chegou a terras de Guiné-Bissau. Uma equipa de 30 profissionais portugueses deslocou-se a Ondame, uma região muito carenciada situada a norte de Bissau, com o objetivo de “cuidar” da população local, principalmente no que diz respeito a doenças de foro oftalmológico.

Veja, na OftalPro 26, a reportagem alusiva a este projeto e os testemunhos inspiradores de alguns do oftalmologistas que participaram nestas missões.

21 Maio 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Programa PECIR disponibiliza formação online

Em associação com o CIRP, o PECIR é um “programa de formação em córnea e cirurgia implanto-refrativa” que tem por “base teórica um conjunto de temas que estão disponíveis numa plataforma on-line”. O conteúdo é disponibilizado online pela SPO Jovem.

Ler mais 17 Setembro 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia