Hormona do sono pode tratar cegueira
Cientistas siberianos estão a ponderar aplicar a chamada “hormona do sono” no tratamento da cegueira.
O Instituto de Citologia e Genética de Novosibirsk pondera usar a melatonina, responsável pelo “relógio interno”, para tratar ou retardar a perda de visão e memória.
A investigação consistiu numa série de testes em ratos de laboratório alterados geneticamente em 2009 pelo Instituto, para envelhecerem mais rapidamente. Os gerontologistas, investigadores que estudam a idade, notaram que estes ratos apresentavam uma redução contínua da secreção da melatonina conforme envelheciam.
Decidiram compensar a falha com uma injeção desta hormona, sintetizada artificialmente. A redução da visão, provocada pela idade, abrandou, tal como as doenças da visão, que foram identificadas num número significativamente reduzido de animais.
Estes investigadores repetiram o mesmo teste, desta vez em ratos adultos com índices claros de cataratas e de retinopatia. Os animais quase cegos, que receberam a melatonina, tiveram uma melhoria da visão meio ano depois. Notou-se também uma redução dos níveis de ansiedade e ainda uma melhoria na aprendizagem e memória, o que significa que esta hormona pode também ser utilizada para estimular o cérebro.
27 Maio 2014
Atualidade