Hormona do sono pode tratar cegueira

Imagem da notícia: Hormona do sono pode tratar cegueira

Cientistas siberianos estão a ponderar aplicar a chamada “hormona do sono” no tratamento da cegueira.

O Instituto de Citologia e Genética de Novosibirsk pondera usar a melatonina, responsável pelo “relógio interno”, para tratar ou retardar a perda de visão e memória.

A investigação consistiu numa série de testes em ratos de laboratório alterados geneticamente em 2009 pelo Instituto, para envelhecerem mais rapidamente. Os gerontologistas, investigadores que estudam a idade, notaram que estes ratos apresentavam uma redução contínua da secreção da melatonina conforme envelheciam.

Decidiram compensar a falha com uma injeção desta hormona, sintetizada artificialmente. A redução da visão, provocada pela idade, abrandou, tal como as doenças da visão, que foram identificadas num número significativamente reduzido de animais.

Estes investigadores repetiram o mesmo teste, desta vez em ratos adultos com índices claros de cataratas e de retinopatia. Os animais quase cegos, que receberam a melatonina, tiveram uma melhoria da visão meio ano depois. Notou-se também uma redução dos níveis de ansiedade e ainda uma melhoria na aprendizagem e memória, o que significa que esta hormona pode também ser utilizada para estimular o cérebro.

27 Maio 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

“As Quartas da SPO” voltam a 29 de janeiro

“As Quartas da SPO” sob o tema "Cirurgia de Catarata em Doente com Patologia Corneana", vai para o "ar" pelas 21h30, num webinar organizado pelo Grupo Português de Sup. Ocular, Córnea e Contactologia.

Ler mais 15 Janeiro 2025
Atualidade

Revista do Ano. Os mais lidos em 2024

Damos as boas-vindas a 2025 com entusiasmo e expectativas renovadas. A OftalPro continua ao seu lado, comprometida em ser a sua principal fonte de conhecimento e inspiração no fascinante universo da oftalmologia.

Ler mais 2 Janeiro 2025
Atualidade

Parabéns Fátima

Em dia de aniversário, desafiámos a Fátima, editora e jornalista na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si.

Ler mais 25 Dezembro 2024
Atualidade