Formação portuguesa em Moçambique

Imagem da notícia: Formação portuguesa em Moçambique

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) elaborou uma parceria com o Hospital Central de Maputo (HCM), em Moçambique, para promover a formação “Iniciação à facoemulsificação” naquele país.

Em fevereiro, as especialistas Mun Faria, do Centro Hospitalar de Lisboa Norte e Hospital de Santa Maria, e Isabel Jorge, do HPP Saúde e do Hospital dos Lusíadas e Hospital de Cascais, realizaram, para além deste tipo de técnica, cirurgias à catarata, consultas e serviços nas áreas da retina médica e ecografia ocular.

“As condições eram muito difíceis, com microscópios de baixa qualidade, esterilização realizada por técnicas muito básicas, cataratas bastante complicadas…No entanto, estamos satisfeitas por termos conseguido que todos os colegas do HCM se iniciassem na técnica de facoemulsificação”, disse Mun Faria ao jornal da SPO.

Ambas suportaram o custo das despesas de deslocação e estadia, mais algum material cirúrgico.

Este projeto contou com o apoio da Alcon, que enviou para Maputo dois aparelhos de facoemulsificação, da Abbott e da Zeiss, que colaboraram com a oferta de lentes intraoculares e mais um outro material.

Este mês, mais dois oftalmologistas portugueses vão deslocar-se a Maputo para dar continuidade à formação.

Caso esteja interessado em participar no projeto, contacte a SPO por aqui ou então ligue para o 21 782 04 43.

5 Junho 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade

Parabéns Carlos

Em dia aniversário, desafiámos o Carlos, account manager na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 12 Março 2024
Atualidade