Células estaminais podem ajudar a regenerar a córnea

Imagem da notícia: Células estaminais podem ajudar a regenerar a córnea

Nos Estados Unidos da América, cientistas estão a desenvolver um novo método de regeneração da córnea, com recurso a células estaminais.

Os investigadores do Massachusetts Eye and Ear Research Institute e de três unidades de saúde de Boston, Boston Children’s Hospital, Brigham and Women’s Hospital e VA Boston Healthcare System, usaram células estaminais adultas de humanos nos olhos de ratos de laboratório, para ativarem as células responsáveis pela regeneração e reparo do olho.

Desta forma, ponderam a regeneração de córneas afetadas, após doença ou lesões, tendo em conta os resultados positivos nos testes em animais. No entanto, é complicado identificar estas células na esclera.

Para colmatar a dificuldade, os cientistas identificaram a molécula de busca, conhecida como ABCB5, no limbo do olho através de sinalizadores moleculares fluorescentes, para facilitar a procura pelas células regeneradoras.

Os profissionais afirmaram que esta foi a primeira vez que se conseguiu produzir tecido da córnea em animais, mediante células estaminais humanas.

4 Julho 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA Vision Care lança nova campanha global “Myopia Care for Kids”

Esta iniciativa tem o duplo objetivo de “sensibilizar as crianças para o crescente aumento global da miopia nas crianças (que ocorre tipicamente entre os 6 e 14 anos1), assim como, sensibilizar para as “inovadoras lentes oftálmicas2 MiYOSMART, concebidas especificamente para que as crianças abrandem a progressão da miopia nas crianças entre os 8 e os 13 anos3”.

Ler mais 17 Agosto 2022
AtualidadeLentes e equipamentos

Academia do Profissional aposta na diversificação

Com o “foco” estritamente na “formação especializada”, os projetos a curto prazo de Ricardo Simões, CEO da Academia do Profissional, passam pela área de cuidados de saúde e beleza, o que pode abrir espaço ao setor da medicina dentária no futuro.

Ler mais 12 Agosto 2022
AtualidadeEventos e Formação

Lisboa acolheu XXII Congresso Nacional de Ortoptistas

Com a presença de cerca de 100 participantes, a APOR realizou o XXII Congresso Nacional de Ortoptistas em Lisboa. Durante a sessão de abertura, Aldina Reis, a presidente da APOR, aproveitou para enaltecer o importante e indispensável trabalho desenvolvido pelos ortoptistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde há 60 anos.

Ler mais 11 Agosto 2022
AtualidadeEntrevistasOftalmologia