Células estaminais podem ajudar a regenerar a córnea

Imagem da notícia: Células estaminais podem ajudar a regenerar a córnea

Nos Estados Unidos da América, cientistas estão a desenvolver um novo método de regeneração da córnea, com recurso a células estaminais.

Os investigadores do Massachusetts Eye and Ear Research Institute e de três unidades de saúde de Boston, Boston Children’s Hospital, Brigham and Women’s Hospital e VA Boston Healthcare System, usaram células estaminais adultas de humanos nos olhos de ratos de laboratório, para ativarem as células responsáveis pela regeneração e reparo do olho.

Desta forma, ponderam a regeneração de córneas afetadas, após doença ou lesões, tendo em conta os resultados positivos nos testes em animais. No entanto, é complicado identificar estas células na esclera.

Para colmatar a dificuldade, os cientistas identificaram a molécula de busca, conhecida como ABCB5, no limbo do olho através de sinalizadores moleculares fluorescentes, para facilitar a procura pelas células regeneradoras.

Os profissionais afirmaram que esta foi a primeira vez que se conseguiu produzir tecido da córnea em animais, mediante células estaminais humanas.

4 Julho 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Os desafios dos CEO’s para 2024

A consultora americana McKinsey & Company consolidou as opiniões que surgiram das conversas com centenas de CEO’s e agregaram um conjunto de dados sobre como as empresas podem fazer melhor para a sociedade, as comunidades e os funcionários.

Ler mais 1 Março 2024
Atualidade