Antes das aulas, leve os seus filhos ao oftalmologista

Imagem da notícia: Antes das aulas, leve os seus filhos ao oftalmologista

Um estudo brasileiro revelou que pode haver um risco de as crianças contraírem miopia, devido aos hábitos do dia a dia como ver televisão ou jogar computador.

A causa está na distância a que os olhos das crianças e os ecrãs se encontram. É do senso comum que quanto mais perto de um ecrã, maior é o risco de desenvolver problemas na visão, por causa da claridade e luz azul (impercetível a olho nu) emitida pelos mesmos.

O risco duplica quando os mais novos ficam horas a fio a olhar fixamente para uma televisão ou computador, todos os dias. Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, analisou os comportamentos de 360 crianças, com idades entre os nove e os 12 anos. Em cerca de 21 por cento das crianças que mantiveram contacto com tecnologia até seis horas, foi detetada esta doença.

A miopia faz com que haja um esforço maior para ver de perto, daí que seja fundamental controlar os hábitos das crianças para não se aproximarem tanto dos ecrãs e, ainda, descansarem em períodos que compreendam os 15 e os 30 minutos. Desta forma, segundo o profissional, evita-se a miopia acomodativa e problemas maiores na altura de regressar às aulas.

Leôncio Queiroz Neto aponta que, embora existam cada vez mais métodos de detetar a doença, tem de haver uma mudança de hábitos nos utilizadores de tecnologia, principalmente quando os ecrãs são frequentemente mais pequenos, logo maior o esforço visual.

Os míopes podem contrair a doença via genética, mas são os hábitos que podem fazer a diferença. Aconselha a que as crianças tenham mais atividades ao ar livre.

8 Julho 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
https://www.oftalpro.pt/wp-content/uploads/2022/11/BANNER-MIDO_OPTICA-E-OFTAL.gif
`

Notícias relacionadas

Oftalmologia marca presença na MIDO 2023

A conferência "Oftalmologia, óptica e optometria: as novas tecnologias e o futuro", será um dos motivos a ter em conta na edição deste ano da exposição internacional MIDO, que se realiza de 4 a 6 de fevereiro, em Milão, Itália.

Ler mais 23 Janeiro 2023
Atualidade

Qual o Futuro da Tecnologia nos Cuidados de Saúde?

A tecnologia e inovação estão de mãos dadas e vão acelerar durante o resto da década à medida que as empresas, os governos e os indivíduos se adaptarem às novas realidades, como a deslocalização, descarbonização, demografia e tensões geopolíticas.

Ler mais 20 Janeiro 2023
Atualidade