“Tudo o que possa melhorar os tratamentos é bom”

Imagem da notícia: “Tudo o que possa melhorar os tratamentos é bom”

Em Granada, implantou-se pela primeira vez uma córnea artificial, que continha dois tipos de células humanas e um biomaterial obtido por nanotecnologia. Falámos com alguns especialistas sobre o tema. Hoje, destacamos a opinião de José Salgado Borges.

O diretor do Serviço de Oftalmologia no Hospital Escola da Universidade Fernando Pessoa considerou que “tudo o que possa melhorar e inovar nos tratamentos agora disponíveis é bom”.

Explicou-nos que esta investigação sofre de duas limitações: “utiliza como dador o olho de um cadáver e não do próprio doente, o que permite que possa haver rejeição muito mais facilmente; não substitui o endotélio, a camada profunda, que é a mais importante para a fisiologia da córnea. Há mais de 40 anos, já David Maurice dizia que a substituição da parte anterior da córnea era fundamentalmente um problema mecânico. A dificuldade era conseguir não só a multiplicação das células endoteliais, que era possível ‘in vitro’, mas uma multiplicação que mantivesse as características e atividade fisiológicas”, completou.

“Felizmente, a maioria da população não tem estes problemas”.

Leia toda a reportagem na OftalPro 26.

16 Julho 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Dia Mundial do Oftalmologista

A data visa homenagear os profissionais da saúde ocular e reforçar a importância dos cuidados preventivos com a visão. Em Portugal, profissionais e entidades oficiais relembram um apelo à população: “não adie a visita ao oftalmologista”.

Ler mais 7 Maio 2025
Atualidade

Joaquim Murta recebe distinção

O coordenador da Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC), foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro.

Ler mais 9 Abril 2025
Atualidade

Santen lança medicamento Catiolanze® emulsão em Portugal

Este lançamento é precedido pela autorização de comercialização concedida pela Comissão Europeia em novembro de 2023, após a recomendação positiva de aprovação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e pelo Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) em setembro de 2023.

Ler mais 7 Abril 2025
Atualidade