“Estamos na crista da onda do que se faz em Oftalmologia a nível mundial”

Imagem da notícia: “Estamos na crista da onda do que se faz em Oftalmologia a nível mundial”

Em entrevista à OftalPro, Miguel Amaro, coordenador da unidade de Oftalmologia do Hospital de Vila Franca de Xira, considerou-nos em que patamar se encontra a prática portuguesa em comparação com a internacional.

OftalPro: Acha que a Oftalmologia que se pratica em Portugal está ao nível da que se vê no resto do mundo?

Miguel Amaro: Estamos na crista da onda do que se faz em Oftalmologia a nível mundial, mas, como em tudo, há determinadas situações que podem ser tratadas de melhor forma noutros centros, fora de Portugal. E isto porque não temos um volume de população que justifique ficarmos ‘experts’ em todas as áreas oftalmológicas, principalmente as de foro mais raro. É o caso do melanoma intraocular, por exemplo. Normalmente, enviamos estes pacientes para o IPO, mas não há um centro de referência em Portugal que trate desta patologia. Os pacientes têm que ser encaminhados para Barcelona ou para a Suíça, onde existem locais específicos para estas situações. Acima de tudo, temos que ser humildes, relativamente a algumas áreas, e perceber que não podemos ser os melhores do mundo em tudo.

Leia a entrevista na íntegra na OftalPro 24, aqui.

17 Outubro 2014
Entrevistas

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

“As jornadas foram um enorme sucesso”

As XXXIV Jornadas Internacionais de Oftalmologia, organizadas pelo Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário Santo António (CHUdSA) e presididas por Pedro Menéres, tiveram lugar no Hotel Sheraton Porto, entre os dias 26 e 27 de maio de 2023. Este ano, o tema do evento foi cirurgia refrativa e de catarata, “áreas em que Portugal e o Hospital de Santo António são muito fortes”, revela Pedro Menéres à OftalPro.  

Ler mais 21 Setembro 2023
Entrevistas

“A necessidade é a mãe da inovação”

Gabriel Morgado é um eterno “irrequieto”. Trabalha incansavelmente em prol da evolução da oftalmologia e procura constantemente as melhores soluções para ajudar os seus pacientes. Marcámos encontro no Instituto CUF, no Porto, para conhecermos a fundo a história deste médico oftalmologista de 42 anos.

Ler mais 18 Setembro 2023
Entrevistas