“Estamos na crista da onda do que se faz em Oftalmologia a nível mundial”

Imagem da notícia: “Estamos na crista da onda do que se faz em Oftalmologia a nível mundial”

Em entrevista à OftalPro, Miguel Amaro, coordenador da unidade de Oftalmologia do Hospital de Vila Franca de Xira, considerou-nos em que patamar se encontra a prática portuguesa em comparação com a internacional.

OftalPro: Acha que a Oftalmologia que se pratica em Portugal está ao nível da que se vê no resto do mundo?

Miguel Amaro: Estamos na crista da onda do que se faz em Oftalmologia a nível mundial, mas, como em tudo, há determinadas situações que podem ser tratadas de melhor forma noutros centros, fora de Portugal. E isto porque não temos um volume de população que justifique ficarmos ‘experts’ em todas as áreas oftalmológicas, principalmente as de foro mais raro. É o caso do melanoma intraocular, por exemplo. Normalmente, enviamos estes pacientes para o IPO, mas não há um centro de referência em Portugal que trate desta patologia. Os pacientes têm que ser encaminhados para Barcelona ou para a Suíça, onde existem locais específicos para estas situações. Acima de tudo, temos que ser humildes, relativamente a algumas áreas, e perceber que não podemos ser os melhores do mundo em tudo.

Leia a entrevista na íntegra na OftalPro 24, aqui.

17 Outubro 2014
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A minha vida mudou drasticamente. Tive de aprender a ver com novos olhos”

Diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos, o mundo de Tarris Marie é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos nas artes, como a escrita ou o teatro. O livro de estreia, Blaque Pearle, é o rosto de uma criadora artística que usa “fragmentos da vida, imaginação e experiências para contar histórias”. 

Ler mais 28 Março 2024
Entrevistas

“Iremos alargar a nossa oferta de produtos”

Pedro Antunes, managing director da Ursapharm, concedeu uma entrevista à OftalPro e falou sobre as novidades para o futuro, nomeadamente a “introdução de medicamentos” e o alargamento a outros segmentos de mercado. “Faz parte do plano de desenvolvimento da empresa o contínuo lançamento de novos produtos dirigidos à oftalmologia e para outras especialidades”, explicou.

Ler mais 31 Janeiro 2024
Entrevistas