“Estamos na crista da onda do que se faz em Oftalmologia a nível mundial”

Imagem da notícia: “Estamos na crista da onda do que se faz em Oftalmologia a nível mundial”

Em entrevista à OftalPro, Miguel Amaro, coordenador da unidade de Oftalmologia do Hospital de Vila Franca de Xira, considerou-nos em que patamar se encontra a prática portuguesa em comparação com a internacional.

OftalPro: Acha que a Oftalmologia que se pratica em Portugal está ao nível da que se vê no resto do mundo?

Miguel Amaro: Estamos na crista da onda do que se faz em Oftalmologia a nível mundial, mas, como em tudo, há determinadas situações que podem ser tratadas de melhor forma noutros centros, fora de Portugal. E isto porque não temos um volume de população que justifique ficarmos ‘experts’ em todas as áreas oftalmológicas, principalmente as de foro mais raro. É o caso do melanoma intraocular, por exemplo. Normalmente, enviamos estes pacientes para o IPO, mas não há um centro de referência em Portugal que trate desta patologia. Os pacientes têm que ser encaminhados para Barcelona ou para a Suíça, onde existem locais específicos para estas situações. Acima de tudo, temos que ser humildes, relativamente a algumas áreas, e perceber que não podemos ser os melhores do mundo em tudo.

Leia a entrevista na íntegra na OftalPro 24, aqui.

17 Outubro 2014
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

Manuel Mariano em entrevista

Manuel Mariano, médico oftalmologista, dedica-se particularmente à área cirúrgica e acredita num futuro risonho para a especialidade que abraçou há 25 anos.

Ler mais 18 Dezembro 2020
Entrevistas

“Fazemos um balanço muito positivo da Reunião GER”

José Henriques, o presidente do GER – Grupo de Estudos da Retina, falou com a OftalPro sobre a Reunião Científica Internacional do GER, que este ano decorreu em formato virtual devido à situação pandémica que o mundo atravessa.

Ler mais 16 Dezembro 2020
EntrevistasEventos e Formação