Filhos que seguem as pisadas dos pais
Vivina e Filipe Cabrita e Jaime e Miguel Araújo são duas famílias portugueses nas quais se partilha a paixão comum pela Oftalmologia.
Estamos a falar de profissionais já com provas dadas na área que em atuam, que veem com um orgulho desmedido estampado nos rostos os seus filhos a darem os seus próprios passos numa atividade que é todos os dias um desafio.
Habituados desde pequenos a viverem a profissão dos pais, o “bichinho” foi nascendo e, hoje, mesmo que o tema trabalho não entre em casa, há momentos que se partilham, angústias, experiências, vitórias, alegrias, fracassos.
A isto se chama família. Em Portugal, são muitos os casos de pais e filhos que partilham o mesmo “palco”.
Desde as carreiras ditas tradicionais, como Medicina e Direito, até às mais “alternativas”, como as artes cénicas, a opção é seguir as pisadas dos progenitores, muitas vezes por segurança, outras por paixão.
Em algumas famílias mais conservadoras, é a vontade de preservar a história e a tradição que acaba por ditar o futuro profissional dos seus membros.
Todavia, não é disso que iremos falar. Com os nossos entrevistados, não houve qualquer tipo de imposição, mesmo inconscientemente.
É a vontade de trabalhar com alguém que tem muito a ensinar e que são verdadeiros exemplos enquanto profissionais que motiva o Filipe e o Miguel.
Leia o artigo na íntegra na OftalPro 25, aqui.
9 Dezembro 2014
Atualidade