Missão: erradicar a catarata

Imagem da notícia: Missão: erradicar a catarata

Albert “Al” L. Ueltschi é o patrono da HelpMeSee, organização que objetiva combater ativamente a catarata.

No final dos anos ‘70 do século passado, este americano convenceu-se de que formar os habitantes locais era a melhor forma de servir as comunidades, motivo pelo qual deu azo a uma outra instituição, a Flight Safety International.

Trata-se de uma das mais avançadas escolas de aviação do mundo, que anualmente forma milhares de alunos com os seus cursos de simulação.

Esta foi a base necessária para Al integrar os quadros da Orbis International, durante 30 anos, organização afamada pelo seu projeto “Flying Eye Hospital”, no qual oftalmologistas voluntários se dirigiam a países em vias de desenvolvimento para promover a visão, mediante o transporte num avião dedicado.

Mas o filantropo achou que, embora esta iniciativa correspondesse aos resultados, carecia de abrangência. Assim, decidiu juntar as valências da simulação ao “combate” da catarata, a maior causa de cegueira tratável do mundo, e fundar com o filho, Jim Ueltschi, a HelpMeSee, em 2010, com a promessa de solucionar esta “crise” em duas décadas, realizando mais de 70 milhões de cirurgias em cerca de 80 países em vias de desenvolvimento.

Saiba mais na OftalPro 28!

10 Março 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Colóquios de Oftalmologia 2022 decorrem em fevereiro

Os Colóquios de Oftalmologia 2022 realizam-se a 4 e 5 de fevereiro no Hotel Marriott, em Lisboa. O evento irá proporcionar palestras sobre atualidade em retina e implanto-refrativa, sustentabilidade e gestão, sociedade civil: glaucoma pediátrico.

Ler mais 12 Janeiro 2022
AtualidadeEventos e Formação

Janeiro, mês da consciencialização do glaucoma

A Prevent Blindness, uma organização sem fins lucrativos de saúde e segurança ocular, de Chicago, declarou janeiro como o mês da consciencialização do glaucoma. O objetivo é oferecer “uma variedade de recursos educacionais e de consciencialização gratuitos para ajudar a prevenir a perda desnecessária da visão”.

Ler mais 11 Janeiro 2022
AtualidadeOftalmologia