Plataforma CE4BLIND quer apoiar cegos

Imagem da notícia: Plataforma CE4BLIND quer apoiar cegos

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Tecnologia e Ciência (Inesc Tec) do Porto, juntamente com a Universidade do Texas e a Acapo (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), está a desenvolver uma plataforma digital móvel para garantir uma maior autonomia dos invisuais nas suas atividades diárias.

De acordo com o jornal Público, a plataforma CE4BLIND pretende tirar partido dos últimos avanços tecnológicos ao nível dos dispositivos móveis e câmaras miniaturizadas, permitindo aos cegos e às pessoas com capacidade de visão reduzida mais facilidades nas atividades quotidianas.

João Barroso, investigador do Inesc Tec e responsável pelo projeto, explica que com a CE4BLIND será possível “a leitura automática de texto de livros, revistas, ementas de restaurantes ou o reconhecimento de embalagens alimentares”, tudo com “recurso a técnicas de visão por computador”.

No projeto vão ainda ser exploradas novas formas de interpretação de dados 3D de objetos estáticos e em movimento, o que irá permitir uma melhor perceção do mundo real.

6 Abril 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas