Aflibercept nas patologias da retina: novas indicações terapêuticas

Imagem da notícia: Aflibercept nas patologias da retina: novas indicações terapêuticas

Falamos com Ângela Carneiro, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e assistente hospitalar graduada do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), a propósito das “Quintas-feiras de Oftalmologia” do Serviço de Oftalmologia do CHSJ/FMUP, sob o tema “Aflibercept nas patologias da retina: novas indicações terapêuticas”.

OftalPro: O que nos pode dizer sobre o tema que apresentou no evento?

Ângela Carneiro: A minha apresentação incidiu na evidência científica existente até ao momento relativamente ao uso de aflibercept no tratamento do edema macular associado à oclusão da veia central da retina. Foi feita uma introdução sobre o tema, apresentando dados epidemiológicos e, posteriormente, foram apresentados os resultados dos estudos Copernicus e Galileu, que levaram à aprovação pela FDA e pela EMA do aflibercept para tratamento do edema macular associado à oclusão da veia central da retina.

OF: Como surgiu o convite para esta sessão?

AC: As “Quintas-feiras de Oftalmologia” do Serviço de Oftalmologia do Hospital de São João são uma iniciativa do nosso Serviço desde há vários anos. Apresentam um formato de jantar, seguido de reunião científica, com uma ou duas apresentações sobre temas pré-definidos. Geralmente, cada reunião tem um laboratório como ‘sponsor’. Desta vez, o patrocínio surgiu da Bayer, que tem um produto (aflibercept – Eylea) para tratamento de degenerescência macular da idade exsudativa, do edema macular diabético e do edema macular associado às oclusões venosas retinianas. E foram então pedidos temas da área da retina, tendo sido eu e o dr. Vítor Rosas os palestrantes convidados.

Saiba mais na OftalPro 29!

 

30 Abril 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

I3O com passatempo nas redes sociais

O “Giveaway” oferece uma viagem à ilha da Madeira para duas pessoas e decorre até 1 de outubro de 2023 às 15 horas (hora de Lisboa, Portugal Continental), com o vencedor a ser anunciado nesse mesmo dia.

Ler mais 26 Setembro 2023
Atualidade

APLL com caminhada solidária

Reunir a população, doentes e sobreviventes de cancro e famílias numa verdadeira caminhada solidária. É este o objetivo da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), que, este sábado, 23 de setembro, a partir das 10h00, no Porto, promove a primeira edição da "Caminhada das Pontes". A iniciativa é promovida em parceria com a União de Freguesias do Centro Histórico do Porto e conta com o apoio da Abbvie e da Roche.

Ler mais 19 Setembro 2023
Atualidade

HDS participa em projeto inovador

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) faz parte de um projeto inovador no âmbito da Agenda Mobilizadora Health from Portugal, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No HDS, o projeto será no âmbito do tratamento cirúrgico da obesidade e das cataratas.

Ler mais 13 Setembro 2023
Atualidade