Aflibercept nas patologias da retina: novas indicações terapêuticas

Imagem da notícia: Aflibercept nas patologias da retina: novas indicações terapêuticas

Falamos com Ângela Carneiro, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e assistente hospitalar graduada do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), a propósito das “Quintas-feiras de Oftalmologia” do Serviço de Oftalmologia do CHSJ/FMUP, sob o tema “Aflibercept nas patologias da retina: novas indicações terapêuticas”.

OftalPro: O que nos pode dizer sobre o tema que apresentou no evento?

Ângela Carneiro: A minha apresentação incidiu na evidência científica existente até ao momento relativamente ao uso de aflibercept no tratamento do edema macular associado à oclusão da veia central da retina. Foi feita uma introdução sobre o tema, apresentando dados epidemiológicos e, posteriormente, foram apresentados os resultados dos estudos Copernicus e Galileu, que levaram à aprovação pela FDA e pela EMA do aflibercept para tratamento do edema macular associado à oclusão da veia central da retina.

OF: Como surgiu o convite para esta sessão?

AC: As “Quintas-feiras de Oftalmologia” do Serviço de Oftalmologia do Hospital de São João são uma iniciativa do nosso Serviço desde há vários anos. Apresentam um formato de jantar, seguido de reunião científica, com uma ou duas apresentações sobre temas pré-definidos. Geralmente, cada reunião tem um laboratório como ‘sponsor’. Desta vez, o patrocínio surgiu da Bayer, que tem um produto (aflibercept – Eylea) para tratamento de degenerescência macular da idade exsudativa, do edema macular diabético e do edema macular associado às oclusões venosas retinianas. E foram então pedidos temas da área da retina, tendo sido eu e o dr. Vítor Rosas os palestrantes convidados.

Saiba mais na OftalPro 29!

 

30 Abril 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas