Pobreza inimiga da saúde

Imagem da notícia: Pobreza inimiga da saúde

Uma grande parte dos casos de cegueira não será solucionada devido a condições derivadas da pobreza dos pacientes.

Segundo a HelpMeSee, existem mais de 20 milhões de pessoas que sofrem de cegueira bilateral, mas com a cirurgia podem ver. Porém, 99 por cento nunca irá submeter-se a uma intervenção do género porque são demasiado pobres para pagá-la e/ou não têm acesso a cuidados de saúde básicos.

Esta é a razão que dá mote à HelpMeSee, que pretende não só ajudar esta amostra como também expandir o seu raio de ação aos 167 milhões de pacientes que sofrem de deficiência visual provocada por catarata, a maior parte oriunda de países em vias de desenvolvimento (cerca de 90 por cento), missão que consideram como um “milagre”.

A organização estima que nos próximos anos, a médio prazo, o programa de cirurgias manuais à catarata se expanda em mais países africanos e asiáticos, como igualmente englobará a América do Sul.

Num período mais longo, a HelpMeSee estima que em 2030 existam 30 mil especialistas nesta técnica cirúrgica, formados pelo simulador virtual, a realizar mais de 60 milhões de correções.

Saiba mais na OftalPro 28!

16 Junho 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

SPO promove Reunião Conjunta

Nos dias 24 e 25 de outubro, o Vidago Palace Hotel recebeu a Reunião Conjunta dos Grupos Portugueses de Retina e Vítreo e Patologia Oncológica e Genética Ocular, organizada pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Ler mais 10 Novembro 2025
Atualidade

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade