“A oftalmologia foi uma escolha natural”

Imagem da notícia: “A oftalmologia foi uma escolha natural”

Paulo Francisco de Ancede Aires de Sousa Torres nasceu a 12 de novembro de 1962, no Porto.

Licenciou-se em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no ano de 1986. Entre 1987 e 1988, perfez o internato geral no HSA. Em 1989, ingressou no Serviço de Oftalmologia do mesmo hospital, concluindo o internato da especialidade em 1993. O doutoramento foi realizado entre 1994 e 1998, na Universidade de Amesterdão, na Holanda.

Quando regressou a Portugal, em 1999, entrou diretamente para a Secção de Córnea e Superfície Ocular do Serviço de Oftalmologia do Hospital Santo António. Atualmente, exerce a atividade clínica neste hospital, sendo responsável pela Secção de Córnea do Serviço e diretor do programa de transplante de córnea do CHP, e na sua clínica privada, sediada também na cidade Invicta.

Paulo Torres é ainda professor catedrático convidado de Oftalmologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

Quando questionado sobre a dedicação à oftalmologia, disse-nos que sempre se viu como oftalmologista. “O meu pai é oftalmologista e, por isso, ouvi falar desta especialidade médica desde pequeno. Senti sempre fascínio pelo trabalho do meu pai, fascínio esse que se tornou mais forte quando aluno da cadeira de Oftalmologia do curso de medicina. Foi por isso uma escolha natural”.

25 Junho 2015
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A verdadeira visão vem da mente”

Quem o diz é Tarris Marie, autora estreante do livro Blaque Pearle e criadora artística, que foi diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos. Para ela o mundo é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos.

Ler mais 22 Abril 2024
Entrevistas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas