Estudar o Parkinson através da retina

Imagem da notícia: Estudar o Parkinson através da retina

A Universidade de Alicante (UA), com Nicolás Cuenca como principal investigador, e cientistas do Instituto de Investigação de Saúde Banner Sun dos EUA, estão a pôr em marcha o primeiro estudo a nível mundial sobre o Parkinson utilizando retinas humanas.

Este projeto, financiado pela Fundação Michael J. Fox e pela Universidade de Alicante, tem como objetivo melhorar o diagnóstico e a compreensão do Parkinson.

A investigação, que começou em fevereiro de 2015, é realizada com retinas de pacientes com Parkinson já falecidos, doadas pelo Instituto de Investigação de Saúde Banner Sun, um centro dedicado ao estudo desta doença e do Alzheimer.

Os dois investigadores, Nicolás Cuenca e Thomas Beach, colaboram desde 2014 e publicaram já um artigo onde mostram, pela primeira vez, que as alterações moleculares características da proteína conhecida como Alpha-synuclein se encontram na retina de pacientes com Parkinson.

Nicolás Cuenca salientou ainda que a retina é um modelo muito adequado para analisar o funcionamento do cérebro, por ser uma extensão deste complexo órgão do corpo humano e parte integrante do sistema nervoso central.

Saiba mais aqui!

15 Julho 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Consumo de drogas poderá causar deficiência visual

Gerardo Gleason, especialista mexicano em tecnologia para cirurgias oftalmológicas, alertou que “o consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira”, revela a Lusa.

Ler mais 21 Junho 2024
Atualidade

OftalPro completa 15 anos

A revista dirigida aos profissionais da oftalmologia alcança em 2024 o seu 15º aniversário. Nascida em 2009, a OftalPro publicou já 65 edições da sua revista, vincada pela aposta na publicação em papel, sem nunca descurar o contacto mais direto e imediato proporcionado pelas novas tecnologias que avançaram na sociedade desde a sua criação.

Ler mais 20 Junho 2024
Atualidade