Estudar o Parkinson através da retina

Imagem da notícia: Estudar o Parkinson através da retina

A Universidade de Alicante (UA), com Nicolás Cuenca como principal investigador, e cientistas do Instituto de Investigação de Saúde Banner Sun dos EUA, estão a pôr em marcha o primeiro estudo a nível mundial sobre o Parkinson utilizando retinas humanas.

Este projeto, financiado pela Fundação Michael J. Fox e pela Universidade de Alicante, tem como objetivo melhorar o diagnóstico e a compreensão do Parkinson.

A investigação, que começou em fevereiro de 2015, é realizada com retinas de pacientes com Parkinson já falecidos, doadas pelo Instituto de Investigação de Saúde Banner Sun, um centro dedicado ao estudo desta doença e do Alzheimer.

Os dois investigadores, Nicolás Cuenca e Thomas Beach, colaboram desde 2014 e publicaram já um artigo onde mostram, pela primeira vez, que as alterações moleculares características da proteína conhecida como Alpha-synuclein se encontram na retina de pacientes com Parkinson.

Nicolás Cuenca salientou ainda que a retina é um modelo muito adequado para analisar o funcionamento do cérebro, por ser uma extensão deste complexo órgão do corpo humano e parte integrante do sistema nervoso central.

Saiba mais aqui!

15 Julho 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
Milano Eyewear Show4 - 6 FEBRUARY | 2023
`

Notícias relacionadas

Nuno Campos apresenta candidatura à SPO

Com uma lista de médicos oftalmologistas independentes, a candidatura de Nuno Campos a Presidente da SPO assenta em “seis pilares” que visam dotar a Sociedade Científica de “instrumentos adaptados ao presente, mas também torná-la mais ágil e preparada para o nosso próximo futuro''.

Ler mais 28 Setembro 2022
AtualidadeEventos e Formação

Estudo mostra avanços na forma como a diabetes causa perda de visão

Os investigadores da Queen's University Belfast descobriram um processo chave que contribui para a perda de visão e cegueira em pessoas com diabetes. Os resultados podem levar a novos tratamentos que podem ser utilizados antes de ocorrer qualquer perda irreversível da visão.

Ler mais 27 Setembro 2022
AtualidadeOftalmologia

Médicos oftalmologistas querem sensibilizar para as doenças da retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER), com o apoio da Roche, lançaram, a partir de ontem, dia 21 de setembro, e a propósito do Dia Mundial da Retina, um filme de sensibilização nacional para a promoção da saúde ocular e prevenção de casos de cegueira, onde Ana Zanatti é a protagonista. 'Dê um final diferente ao filme da sua vida' é o nome do filme.

Ler mais 22 Setembro 2022
AtualidadeOftalmologia