Prémio Nelson Mandela das Nações Unidas distingue oftalmologista

Imagem da notícia: Prémio Nelson Mandela das Nações Unidas distingue oftalmologista

A médica oftalmologista Helena Ndume recebeu o Prémio Nelson Rolihlahla Mandela das Nações Unidas pelo seu trabalho como voluntária na Namíbia, prémio este que homenageou também Jorge Sampaio.

Esta médica integra há 20 anos a Surgical Eye Expeditions (SEE), uma organização não-governamental dedicada a tratar a cegueira.

Helena Ndume conseguiu que voluntários da SEE e de outras ONG internacionais viajassem todos os anos até à Namíbia, onde organiza clínicas temporárias para tratar doenças relacionadas com a visão por todo o país.

“É aqui que se oferecem cirurgias aos que não têm como pagar por um procedimento simples, que muitas vezes não demora mais de 30 minutos e custa menos de 100 euros. Só na Namíbia, a médica oftalmologista já ajudou 30 mil pessoas a recuperarem a visão com cirurgias e procedimentos gratuitos. A maioria sofria de cataratas ou miopia. Com o sucesso alcançado, já tem planos para expandir o projeto para Angola”, escreve o Público.

2 Setembro 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

EssilorLuxottica entra no setor cirúrgico

A EssilorLuxottica e a MidEuropa firmaram um acordo para a EssilorLuxottica adquirir a Optegra, a plataforma integrada de oftalmologia que opera no Reino Unido, República Checa, Polónia, Eslováquia e Holanda.

Ler mais 27 Junho 2025
Atualidade

Universidade de Aveiro inaugura o BIOMEDIC Lab

No próximo dia 18 de junho, às 17h30, será inaugurado o BIOMEDIC Lab, um novo laboratório de ensino, experimentação e criatividade dedicado ao ensino e à prática inovadora da Engenharia Biomédica na Universidade de Aveiro (UA).

Ler mais 17 Junho 2025
Atualidade