Algas podem ajudar a “curar” a cegueira

Imagem da notícia: Algas podem ajudar a “curar” a cegueira

Uma empresa estadunidense está a protagonizar uma investigação inovadora para tratar a cegueira.

A Chlamydomonas reinhardtii é uma planta simples, que vive ora na água ou na terra. Os cientistas estimam que ao transplantar a proteína channelrhodopsin-2, utilizada pela alga na procura por luz solar, na retina humana é possível restituir a visão.

A FDA, instituição que aprova fármacos e semelhantes nos EUA, já deu “luz verde” para a RetroSense, empresa que está a protagonizar a investigação, pudesse testar a ideia em testes clínicos.

A channelrhodopsin-2 já tem vindo a ser usada há alguns anos em processos na optogenética em células do cérebro, nos quais os neurónios reagem à luz.

Foi esta a razão pela qual os cientistas ponderam a sua utilização em células do olho humano, pelo que resultados devem estar para surgir.

21 Setembro 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Dia Mundial do Oftalmologista

A data visa homenagear os profissionais da saúde ocular e reforçar a importância dos cuidados preventivos com a visão. Em Portugal, profissionais e entidades oficiais relembram um apelo à população: “não adie a visita ao oftalmologista”.

Ler mais 7 Maio 2025
Atualidade

Joaquim Murta recebe distinção

O coordenador da Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC), foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro.

Ler mais 9 Abril 2025
Atualidade

Santen lança medicamento Catiolanze® emulsão em Portugal

Este lançamento é precedido pela autorização de comercialização concedida pela Comissão Europeia em novembro de 2023, após a recomendação positiva de aprovação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e pelo Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) em setembro de 2023.

Ler mais 7 Abril 2025
Atualidade