Novo tratamento para daltonismo?

Imagem da notícia: Novo tratamento para daltonismo?

Foi submetido um estudo na PLOS ONE que possibilita uma via para a cura de um tipo de daltonismo.

Denominado achromatopsia, não só afeta a sensibilidade às cores como também à luz, não existindo para já uma cura.

Investigadores da Temple University e da University of Pennsylvania, ambas dos Estados Unidos da América, ponderaram a utilização da terapia de genes para este propósito, mediante testes em animais.

Por via de processos de fototransdução, constataram que o gene CNGA3, presente em pastores alemães, é responsável pela perda da sensibilidade de luz e do cone de visão, quando sofre duas mutações genéticas, processo similar em humanos.

Mediante um supercomputador, concluíram que as sequências de proteína podem ter influência nas incapacidades visuais, na medida em que estas duas mutações genéticas afetam o canal do ciclo de nucleótido.

Desta forma, propõem já a conceção de uma nova terapia para o tratamento de achromatopsia em humanos.

6 Outubro 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

I3O com passatempo nas redes sociais

O “Giveaway” oferece uma viagem à ilha da Madeira para duas pessoas e decorre até 1 de outubro de 2023 às 15 horas (hora de Lisboa, Portugal Continental), com o vencedor a ser anunciado nesse mesmo dia.

Ler mais 26 Setembro 2023
Atualidade

APLL com caminhada solidária

Reunir a população, doentes e sobreviventes de cancro e famílias numa verdadeira caminhada solidária. É este o objetivo da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), que, este sábado, 23 de setembro, a partir das 10h00, no Porto, promove a primeira edição da "Caminhada das Pontes". A iniciativa é promovida em parceria com a União de Freguesias do Centro Histórico do Porto e conta com o apoio da Abbvie e da Roche.

Ler mais 19 Setembro 2023
Atualidade