Óculos inovadores usados em cirurgia

Imagem da notícia: Óculos inovadores usados em cirurgia

No ano passado, uma bebé de quatro meses foi operada com o auxílio de óculos de realidade virtual, feitos à base de cartão.

A criança, Teegan Lexcen, nasceu com apenas um pulmão e metade do coração, pelo que os médicos estimavam que não sobrevivesse muito tempo. Redomond Burke, cirurgião cardiovascular do Minesota, onde a família reside, afirmou na altura que a pequena Teegan era inoperável.

A solução estava em Miami. Médicos do Nicklaus Children’s Hospital, realizaram digitalizações ao coração e pulmão do bebé e armazenaram as imagens num smartphone. Com esta tecnologia semelhante, realizaram monitorizações ao corpo da menina com recurso à realidade virtual dos óculos Google Cardboard, como ressonâncias. Com as novas imagens, puderam realizar a cirurgia ao coração devida, que demorou sete horas, com sucesso.

1 Fevereiro 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade