Óculos inovadores usados em cirurgia

Imagem da notícia: Óculos inovadores usados em cirurgia

No ano passado, uma bebé de quatro meses foi operada com o auxílio de óculos de realidade virtual, feitos à base de cartão.

A criança, Teegan Lexcen, nasceu com apenas um pulmão e metade do coração, pelo que os médicos estimavam que não sobrevivesse muito tempo. Redomond Burke, cirurgião cardiovascular do Minesota, onde a família reside, afirmou na altura que a pequena Teegan era inoperável.

A solução estava em Miami. Médicos do Nicklaus Children’s Hospital, realizaram digitalizações ao coração e pulmão do bebé e armazenaram as imagens num smartphone. Com esta tecnologia semelhante, realizaram monitorizações ao corpo da menina com recurso à realidade virtual dos óculos Google Cardboard, como ressonâncias. Com as novas imagens, puderam realizar a cirurgia ao coração devida, que demorou sete horas, com sucesso.

1 Fevereiro 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Optiforum “sopra” 33 velas

Gerida por António Borges e Sónia Velosa, a Optiforum comemora 33 anos de história em 2024. Criada desde 1991, a Optiforum é uma empresa que fornece produtos e serviços de contactologia para óticas, clínicas e hospitais.

Ler mais 8 Novembro 2024
Atualidade

Maria João Quadrado entre os novos doutores da FMUC

Maria João Quadrado, Oftalmologista da UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra, foi um dos nove Doutores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) distinguidos na cerimónia de Imposição das Insígnias, o mais elevado reconhecimento académico da Universidade de Coimbra.

Ler mais 6 Novembro 2024
Atualidade