Fundação Calouste Gulbenkian premeia investigação sobre cegueira

Imagem da notícia: Fundação Calouste Gulbenkian premeia investigação sobre cegueira

A Fundação Calouste Gulbenkian entregou recentemente uma bolsa de investigação no valor de 12.500 euros para o desenvolvimento de um trabalho sobre cegueira.

João Calmeiro faz investigação no Centro de Neurociências e Biologia Celular, da Universidade de Coimbra, para desenvolver um tratamento para a cegueira assente na proteína canalrodopsina 2, nomeadamente para prevenir a degeneração da retina.

“A nossa investigação procura dar capacidade de resposta à luz aos neurónios da retina que não têm essa capacidade naturalmente. O projeto visa alterar as propriedades de absorção de luz da proteína “canalrodopsina-2″, que naturalmente responde apenas à luz de cor azul, e criar novas variantes que absorvem e respondem à luz de outras cores”, disse João Calmeiro ao Diário de Notícias.

A bolsa de investigação foi ainda entregue a João Varela, do Centro de Investigação dos Processos Químicos e Produtos da Floresta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da mesma faculdade, para o desenvolvimento de aerogel à base de sílica para tratar solos contaminados com metais pesados.

2 Fevereiro 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA regressa às aulas com a MiYOSMART

O lançamento da campanha “Regresso às Aulas” vai estar presente nos canais nacionais de Portugal, CMTV e TVI. Durante o primeiro mês do ano letivo, MiYOSMART estará presente nos horários de maior audiência.

Ler mais 11 Setembro 2024
Atualidade

Partimos para umas breves férias

Este ano, colocamos uma pausa nas nossas publicações, para gozarmos umas curtas, mas merecidas férias. Voltamos na próxima semana, cheios de energia para preparar novos conteúdos para si.

Ler mais 12 Agosto 2024
Atualidade