Parceria com vista no futuro da genética

Imagem da notícia: Parceria com vista no futuro da genética

A Fundação IMO (Instituto de Microcirurgia Ocular de Espanha) e o IDIBELL (Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge, Barcelona) juntaram-se para investigar novos genes identificadores de distrofias na retina, para melhorar a eficiência do diagnóstico.

Desta forma é possível pensar em aplicar tratamentos com mais hipóteses de sucesso, como terapias genéticas. Entre as doenças raras a identificar encontram-se a retinite pigmentária, a doença de Stargart e a distrofia de cones e bastonetes.

Borja Corcóstegui, diretor médico do IMO, e Manel Esteller, diretor do programa de epigenética e biologia do cancro do IDIBELL, são os principais responsáveis pela parceria, que conta ainda com o apoio da fundação CELLEX. Estimam que em dois anos consigam apurar as bases moleculares das patologias, que se desconhecem em grande parte.

Segundo a coordenadora do departamento de genética da IMO, “pelo menos 25 por cento dos pacientes portadores de mutações previamente descritas representam variantes patogénicas próprias e exclusivas da sua família. Na maioria do casos, estas novas variantes identificam-se nos genes das distrofias de retina. No entanto, apesar desta informação pondera-se que entre 30 a 40 por cento das famílias esperam o diagnóstico necessário para apurar as patologias próprias”.

A parceria da fundação IMO com o IDIBELL compreende máquinas de grande processamento de análise, que permitem analisar sequências massivas de exoma de até 25 mil genes por genoma, estabelecendo-se relações genótipo com fenótipo. Através da recolha de informações de 50 famílias, vão analisar em Bellvigte as variantes genéticas, estudos familiares e aplicar, se possível, soluções.

29 Fevereiro 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Dia Mundial do Oftalmologista

A data visa homenagear os profissionais da saúde ocular e reforçar a importância dos cuidados preventivos com a visão. Em Portugal, profissionais e entidades oficiais relembram um apelo à população: “não adie a visita ao oftalmologista”.

Ler mais 7 Maio 2025
Atualidade

Joaquim Murta recebe distinção

O coordenador da Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC), foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro.

Ler mais 9 Abril 2025
Atualidade

Santen lança medicamento Catiolanze® emulsão em Portugal

Este lançamento é precedido pela autorização de comercialização concedida pela Comissão Europeia em novembro de 2023, após a recomendação positiva de aprovação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e pelo Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) em setembro de 2023.

Ler mais 7 Abril 2025
Atualidade