iBET e Merck estabelecem parceria para combater a malária em África

Imagem da notícia: iBET e Merck estabelecem parceria para combater a malária em África

A Merck e o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET) vão desenvolver um projeto pioneiro no combate à malária, que representa um investimento de 500 mil euros.

A malária é provocada pela infeção por parasitas do género Plasmodium. Antes da infeção se espalhar no sangue, provocando a maioria dos sintomas clínicos, há uma fase hepática, assintomática mas muito importante no desenvolvimento da doença. Não há no entanto fármacos anti-maláricos que atuem nesta fase hepática, em grande parte devido à inexistência de modelos laboratoriais que permitam o estudo desta fase do ciclo de infeção do parasita.

Unindo a experiência de Investigação & Desenvolvimento (I&D) da Merck e as competências tecnológicas do iBET no desenvolvimento de Modelos Celulares Avançados de doença, esta colaboração tem como objetivo desenvolver uma plataforma para o rastreio e descoberta de novos fármacos anti-maláricos, que atuem na fase hepática da infeção.

O projeto conta ainda com a colaboração do Instituto de Medicina Molecular, mais precisamente do laboratório de Miguel Prudêncio, grupo de investigação de referência na área, com particular ênfase na fase hepática da infeção.

 

1 Abril 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade

Dezembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de dezembro de 2020.

Ler mais 4 Janeiro 2021
Atualidade