iBET e Merck estabelecem parceria para combater a malária em África

Imagem da notícia: iBET e Merck estabelecem parceria para combater a malária em África

A Merck e o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET) vão desenvolver um projeto pioneiro no combate à malária, que representa um investimento de 500 mil euros.

A malária é provocada pela infeção por parasitas do género Plasmodium. Antes da infeção se espalhar no sangue, provocando a maioria dos sintomas clínicos, há uma fase hepática, assintomática mas muito importante no desenvolvimento da doença. Não há no entanto fármacos anti-maláricos que atuem nesta fase hepática, em grande parte devido à inexistência de modelos laboratoriais que permitam o estudo desta fase do ciclo de infeção do parasita.

Unindo a experiência de Investigação & Desenvolvimento (I&D) da Merck e as competências tecnológicas do iBET no desenvolvimento de Modelos Celulares Avançados de doença, esta colaboração tem como objetivo desenvolver uma plataforma para o rastreio e descoberta de novos fármacos anti-maláricos, que atuem na fase hepática da infeção.

O projeto conta ainda com a colaboração do Instituto de Medicina Molecular, mais precisamente do laboratório de Miguel Prudêncio, grupo de investigação de referência na área, com particular ênfase na fase hepática da infeção.

 

1 Abril 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA Vision Care lança nova campanha global “Myopia Care for Kids”

Esta iniciativa tem o duplo objetivo de “sensibilizar as crianças para o crescente aumento global da miopia nas crianças (que ocorre tipicamente entre os 6 e 14 anos1), assim como, sensibilizar para as “inovadoras lentes oftálmicas2 MiYOSMART, concebidas especificamente para que as crianças abrandem a progressão da miopia nas crianças entre os 8 e os 13 anos3”.

Ler mais 17 Agosto 2022
AtualidadeLentes e equipamentos

Academia do Profissional aposta na diversificação

Com o “foco” estritamente na “formação especializada”, os projetos a curto prazo de Ricardo Simões, CEO da Academia do Profissional, passam pela área de cuidados de saúde e beleza, o que pode abrir espaço ao setor da medicina dentária no futuro.

Ler mais 12 Agosto 2022
AtualidadeEventos e Formação

Lisboa acolheu XXII Congresso Nacional de Ortoptistas

Com a presença de cerca de 100 participantes, a APOR realizou o XXII Congresso Nacional de Ortoptistas em Lisboa. Durante a sessão de abertura, Aldina Reis, a presidente da APOR, aproveitou para enaltecer o importante e indispensável trabalho desenvolvido pelos ortoptistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde há 60 anos.

Ler mais 11 Agosto 2022
AtualidadeEntrevistasOftalmologia