SNS quer avaliar visão infantil

Imagem da notícia: SNS quer avaliar visão infantil

O recente despacho publicado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) visa implementar um rastreio para avaliação da acuidade visual infantil.

Em síntese, as crianças terão de realizar pelo menos dois rastreios até fazerem cinco anos, sendo o primeiro aos dois anos. Caso seja detetado algum problema visual, serão chamadas para uma consulta de oftalmologia no hospital. Estima-se que o período de espera seja mais reduzido, mas, se o problema for urgente, a resposta será emitida em quatro semanas.

Para já, trata-se de um projeto-piloto, a ser testado na região Norte, nos centros de saúde do Porto, Gondomar, Maia e Valongo, como também nos hospitais de São João e Santo António, a começar em novembro.

Para além das crianças, será dado um reforço no rastreio à Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMI), com ênfase nos diabéticos, sendo que os casos graves têm um período de espera de chamada ao hospital de quatro semanas.

9 Maio 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Optiforum “sopra” 33 velas

Gerida por António Borges e Sónia Velosa, a Optiforum comemora 33 anos de história em 2024. Criada desde 1991, a Optiforum é uma empresa que fornece produtos e serviços de contactologia para óticas, clínicas e hospitais.

Ler mais 8 Novembro 2024
Atualidade

Maria João Quadrado entre os novos doutores da FMUC

Maria João Quadrado, Oftalmologista da UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra, foi um dos nove Doutores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) distinguidos na cerimónia de Imposição das Insígnias, o mais elevado reconhecimento académico da Universidade de Coimbra.

Ler mais 6 Novembro 2024
Atualidade