SNS quer avaliar visão infantil

Imagem da notícia: SNS quer avaliar visão infantil

O recente despacho publicado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) visa implementar um rastreio para avaliação da acuidade visual infantil.

Em síntese, as crianças terão de realizar pelo menos dois rastreios até fazerem cinco anos, sendo o primeiro aos dois anos. Caso seja detetado algum problema visual, serão chamadas para uma consulta de oftalmologia no hospital. Estima-se que o período de espera seja mais reduzido, mas, se o problema for urgente, a resposta será emitida em quatro semanas.

Para já, trata-se de um projeto-piloto, a ser testado na região Norte, nos centros de saúde do Porto, Gondomar, Maia e Valongo, como também nos hospitais de São João e Santo António, a começar em novembro.

Para além das crianças, será dado um reforço no rastreio à Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMI), com ênfase nos diabéticos, sendo que os casos graves têm um período de espera de chamada ao hospital de quatro semanas.

9 Maio 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

BAUSCH+LOMB apresenta novo hidratante ocular

Consciente da necessidade de cuidar dos sintomas sentidos pelos utilizadores de lentes de contacto, a BAUSCH+LOMB apresenta o novo BioTrue® Rebalance, da gama de produtos Biotrue®, desenvolvidos para aliviar os sintomas de irritação e secura ocular e para manter os olhos protegidos e saudáveis.

Ler mais 13 Maio 2021
AtualidadeLentes e equipamentos