SNS quer avaliar visão infantil

Imagem da notícia: SNS quer avaliar visão infantil

O recente despacho publicado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) visa implementar um rastreio para avaliação da acuidade visual infantil.

Em síntese, as crianças terão de realizar pelo menos dois rastreios até fazerem cinco anos, sendo o primeiro aos dois anos. Caso seja detetado algum problema visual, serão chamadas para uma consulta de oftalmologia no hospital. Estima-se que o período de espera seja mais reduzido, mas, se o problema for urgente, a resposta será emitida em quatro semanas.

Para já, trata-se de um projeto-piloto, a ser testado na região Norte, nos centros de saúde do Porto, Gondomar, Maia e Valongo, como também nos hospitais de São João e Santo António, a começar em novembro.

Para além das crianças, será dado um reforço no rastreio à Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMI), com ênfase nos diabéticos, sendo que os casos graves têm um período de espera de chamada ao hospital de quatro semanas.

9 Maio 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Fundação Gulbenkian e CUF fazem parceria

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, e o presidente da CUF, Salvador de Mello, firmaram recentemente um protocolo de colaboração através do qual pretendem aproveitar as sinergias existentes entre as áreas de atuação das duas instituições e promover o intercâmbio de conhecimentos, incentivar a cooperação e a investigação científica, estimular a formação de profissionais de saúde, apoiar iniciativas de elevado potencial e incentivar a publicação científica.

Ler mais 15 Outubro 2020
Atualidade

OrCam Read auxilia pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura

A OrCam Technologies juntou-se à Biblioteca Nacional de Portugal para auxiliar pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura. A parceria, que surgiu a propósito do Dia Mundial da Visão, pretende capacitar todos os leitores que frequentam a biblioteca com a disponibilização de um OrCam Read.

Ler mais 12 Outubro 2020
Atualidade