Cirurgia rara é realizada na Austrália

Imagem da notícia: Cirurgia rara é realizada na Austrália

Na Austrália foi removido um dente a um homem com o objetivo de o implantar no olho, para lhe restituir a visão.

John Ings, de 71 anos, disse ao “The Huffington Post Australia” que o motivo que o levou a aceitar fazer esta operação rara foi o de poder ver a sua neta de 18 meses crescer.

Greg Maloney é o médico especialista responsável pela cirurgia denominada “osteo-odonto keratoprosthesis”, na qual se extrai o tecido dentário compatível com a córnea. No entanto, é necessário transplantar este tecido na face, para evitar problemas futuros de rejeição da parte do organismo do paciente.

Para adaptar ao olho, é preciso ter uma lente própria para albergar o tecido alterado. O olho é posteriormente selado com parte da face do paciente. E depois a luz flui pela lente especial.

A visão de Ings foi-se deteriorando devido a herpes simplex, que lhe afetou a córnea, quando tinha 41 anos. Por não tratar a doença devidamente, aos 56 anos não tinha as condições necessárias para voltar a trabalhar.

15 Junho 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade