Cirurgia rara é realizada na Austrália

Imagem da notícia: Cirurgia rara é realizada na Austrália

Na Austrália foi removido um dente a um homem com o objetivo de o implantar no olho, para lhe restituir a visão.

John Ings, de 71 anos, disse ao “The Huffington Post Australia” que o motivo que o levou a aceitar fazer esta operação rara foi o de poder ver a sua neta de 18 meses crescer.

Greg Maloney é o médico especialista responsável pela cirurgia denominada “osteo-odonto keratoprosthesis”, na qual se extrai o tecido dentário compatível com a córnea. No entanto, é necessário transplantar este tecido na face, para evitar problemas futuros de rejeição da parte do organismo do paciente.

Para adaptar ao olho, é preciso ter uma lente própria para albergar o tecido alterado. O olho é posteriormente selado com parte da face do paciente. E depois a luz flui pela lente especial.

A visão de Ings foi-se deteriorando devido a herpes simplex, que lhe afetou a córnea, quando tinha 41 anos. Por não tratar a doença devidamente, aos 56 anos não tinha as condições necessárias para voltar a trabalhar.

15 Junho 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Francisco Ambrósio ganha Bolsa Charneco da Costa

Francisco Ambrósio, investigador coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra recebeu a Bolsa Charneco da Costa - Investigação Fundamental em Diabetologia, atribuída pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), no âmbito das Bolsas e Prémios SPD 2024.

Ler mais 22 Janeiro 2025
Atualidade

“As Quartas da SPO” voltam a 29 de janeiro

“As Quartas da SPO” sob o tema "Cirurgia de Catarata em Doente com Patologia Corneana", vai para o "ar" pelas 21h30, num webinar organizado pelo Grupo Português de Sup. Ocular, Córnea e Contactologia.

Ler mais 15 Janeiro 2025
Atualidade

Revista do Ano. Os mais lidos em 2024

Damos as boas-vindas a 2025 com entusiasmo e expectativas renovadas. A OftalPro continua ao seu lado, comprometida em ser a sua principal fonte de conhecimento e inspiração no fascinante universo da oftalmologia.

Ler mais 2 Janeiro 2025
Atualidade