Primeiro transplante de córnea realizado no CUF Porto Hospital

Imagem da notícia: Primeiro transplante de córnea realizado no CUF Porto Hospital

Foi realizado no final de junho o primeiro transplante de córnea no CUF Porto Hospital, intervenção que ficou a cargo dos cirurgiões Luís Oliveira e Tiago Monteiro, especialistas em Segmento Anterior e Córnea. A cirurgia foi realizada para tratamento de um queratocone avançado, intolerante a lente de contacto semi-rígida.

O queratocone é uma doença de córnea muito frequente, cujo diagnóstico tem aumentado, devido ao maior interesse e procura da cirurgia refrativa da miopia. Alguns doentes com boa visão que procuram cirurgia desconhecem o problema que possuem, outros recorrem ao médico para tratamento da patologia, devido à intolerância progressiva às lentes de contacto.

Nas fases iniciais da doença, a forma da córnea e a visão do doente podem ser melhoradas através de procedimentos menos invasivos como o “crosslinking” corneano ou o implante de segmentos intracorneanos. Nos casos de queratocones mais avançados, em que a córnea adota uma curvatura muito elevada ou se torna pouco transparente, o tratamento definitivo exige a realização de um transplante de córnea.

Atualmente, já se realiza o transplante parcial da córnea, ou seja, apenas a camada superficial da córnea é transplantada, mantendo-se parte da córnea do hospedeiro – “Deep Anterior Lamelar Keratoplasty” (DALK), o que permite uma recuperação funcional mais rápida e segura, com menor probabilidade de rejeição do enxerto.

6 Julho 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Indo integra grupo Rodenstock para “acelerar o seu crescimento”

Após vários anos de “crescimento sustentado e incremento de quota de mercado”, a Indo irá integrar-se no grupo Rodenstock para “impulsionar” o seu negócio. Estima-se que a transação fique completa no terceiro trimestre de 2022 e está sujeita à aprovação das habituais autoridades de concorrência.

Ler mais 20 Maio 2022
AtualidadeInstitucionalOftalmologia

APOR promove Petição Pública em defesa dos Ortoptistas

Num documento dirigido ao Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a petição defende, entre outros pontos, “o direito a exercer a profissão sem penalização” e “o direito de escolha e acesso do cidadão beneficiário da ADSE a cuidados de saúde na área da visão prestados por Ortoptistas”.

Ler mais 17 Maio 2022
AtualidadeÓtica

Catarata: cirurgia pode diminuir risco de demência

De acordo com um estudo realizado nos EUA, e publicado no jornal científico JAMA Internal Medicine, da Associação Médica Americana, “indivíduos idosos com catarata que foram submetidos à cirurgia tiveram um risco menor de desenvolver demência”.

Ler mais 16 Maio 2022
AtualidadeOftalmologia