“O paciente merece do médico uma abordagem objetiva”
Falámos com alguns médicos oftalmologistas sobre a forma de comunicar más notícias. Hoje temos a opinião de Luís Gonçalves.
“Não se trata propriamente de existir uma dificuldade em comunicar uma má notícia, mas sim de adaptar o discurso ao interlocutor. Considero que não está em causa a importância de uma relação de verdade e de confiança mútua. O paciente merece do médico uma abordagem objetiva, cientificamente fundamentada e medicamente comprovada. Ao médico cabe encontrar a forma empática, solidária e humanizada de o fazer. A compreensão e aceitação, por parte do paciente, da sua situação clínica, permite uma mais eficaz e adequada estruturação psicológica. Poderá, também, ser usada pelo clínico, uma estratégia de valorização de outras vertentes que permitam uma abordagem mais positiva (ex: se existe a perda da visão central, salientar a importância da manutenção da visão periférica)”.
Entrevista completa na OftalPro 34.
21 Outubro 2016
Entrevistas