“O paciente merece do médico uma abordagem objetiva”

Imagem da notícia: “O paciente merece do médico uma abordagem objetiva”

Falámos com alguns médicos oftalmologistas sobre a forma de comunicar más notícias. Hoje temos a opinião de Luís Gonçalves.

“Não se trata propriamente de existir uma dificuldade em comunicar uma má notícia, mas sim de adaptar o discurso ao interlocutor. Considero que não está em causa a importância de uma relação de verdade e de confiança mútua. O paciente merece do médico uma abordagem objetiva, cientificamente fundamentada e medicamente comprovada. Ao médico cabe encontrar a forma empática, solidária e humanizada de o fazer. A compreensão e aceitação, por parte do paciente, da sua situação clínica, permite uma mais eficaz e adequada estruturação psicológica. Poderá, também, ser usada pelo clínico, uma estratégia de valorização de outras vertentes que permitam uma abordagem mais positiva (ex: se existe a perda da visão central, salientar a importância da manutenção da visão periférica)”.

Entrevista completa na OftalPro 34.

21 Outubro 2016
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“Auxiliamos os médicos a reduzir os espaços vazios na agenda”

Mickael Freitas, responsável pela DocBay, concedeu-nos uma entrevista para explicar em que consiste a plataforma que surgiu em 2023. A ideia nasceu da necessidade de trazer software moderno para simplificar a área da saúde” na vertente do médico, mas também do paciente, explica.

Ler mais 22 Maio 2024
Entrevistas

“A verdadeira visão vem da mente”

Quem o diz é Tarris Marie, autora estreante do livro Blaque Pearle e criadora artística, que foi diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos. Para ela o mundo é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos.

Ler mais 22 Abril 2024
Entrevistas