Cientistas portugueses descobrem como produzir novos neurónios

Imagem da notícia: Cientistas portugueses descobrem como produzir novos neurónios

Uma equipa de investigadores da Universidade do Minho concluiu que a proteína AP2gama consegue “estimular a produção de novos neurónios” no cérebro adulto, sendo que esta descoberta pode “beneficiar” no tratamento de alzheimer e depressão.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Universidade do Minho (UMinho) adianta que os investigadores do seu Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde concluíram, “ao contrário do que se pensava”, que o cérebro adulto tem a capacidade de “produzir continuamente” novos neurónios.

O estudo, publicado como tema de capa da revista internacional Molecular Psychiatry, do grupo Nature, demonstrou ainda que em ratinhos sem a proteína AP2gama a “produção de novos neurónios ficou comprometida”, provocando défices na produção e arquivo de novas memórias ou na capacidade de navegação espacial.

Saiba mais aqui.

27 Outubro 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Essilor Portugal com distinção Selo COVID OUT

A Essilor Portugal foi distinguida com a atribuição do Selo COVID OUT atribuído pela entidade certificadora ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, após auditar as respetivas instalações e medidas de segurança presentes.

Ler mais 23 Outubro 2020
AtualidadeLentes e equipamentos