“O objetivo é ter médicos aptos a liderar equipas”

Imagem da notícia: “O objetivo é ter médicos aptos a liderar equipas”

João de Deus, distinguido como uma das personalidades mais influentes na área da saúde a nível mundial na categoria Associações e Federações, vai coordenar a criação de uma academia na área da certificação e formação em liderança clínica na Europa.

OftalPro: Este ano irá coordenar na Europa a criação de uma academia na área da certificação e formação em liderança clínica. Em que irá consistir este projeto?
João de Deus: A ideia surgiu-me um pouco na sequência do que existe já na Europa no âmbito das especialidades médicas. Ou seja, procuramos uma certificação europeia na área da liderança clínica, como já existe nos Estados Unidos. Pretendemos ter os chamados requisitos europeus para os médicos obterem esta certificação, fazendo duas coisas diferentes: para quem ache que já tem esses requisitos, serão avaliados curricularmente de acordo com as suas capacidades de liderança; para os outros faremos formação em parceria com a União Europeia dos Médicos Especialistas (UEMS), que já tem o know-how destes boards europeus, mas também com algumas universidades que têm uma graduação ou pós-graduação nesta área clínica. O objetivo é não só terem um diploma, mas para que de acordo com esta certificação estejam aptos a liderar equipas, departamentos, serviços e unidades. Dar uma arma aos próprios governos para que escolham médicos especializados, que obtenham melhores resultados nas várias unidades que irão liderar.

OF: Como consegue liderar tantos projetos ao mesmo tempo?
JdD: Gostaria, garantidamente, que os dias tivessem mais de 24 horas para poder dedicar-me ainda mais a tantas atividades (risos). Não é fácil, é muito à custa de roubar tempo à família. Não gosto de me considerar workaholic, mas alguém que gosta de se empenhar em projetos com algum interesse. Não deixo de jogar futebol aos domingos, mas gostava de ter mais tempo para mim… porém, não me consigo imaginar a deixar de trabalhar, de ver os meus doentes, de operar. Costumo dizer que mesmo depois de me reformar, irei continuar a trabalhar.

Saiba mais na OftalPro 40.

23 Fevereiro 2018
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A verdadeira visão vem da mente”

Quem o diz é Tarris Marie, autora estreante do livro Blaque Pearle e criadora artística, que foi diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos. Para ela o mundo é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos.

Ler mais 22 Abril 2024
Entrevistas

“Temos a missão de simplificar a saúde”

A DocBay surge em 2023, numa ideia que nasce da necessidade de trazer "software moderno para simplificar a área da saúde, marcada por complexidade, tanto na experiência de acesso à saúde para o paciente como no trabalho do médico".

Ler mais 18 Abril 2024
Entrevistas